Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Com o papel de dar transparência aos atos do Legislativo santa-mariense, no ar há mais de 20 anos em canal fechado, a TV Câmara passa por uma grande transformação. Desde o dia 18 de outubro, em caráter experimental, a programação está disponível para a população em canal aberto, pelo número 18.2. Com isso, os discursos e as atividades realizados na Casa irão ganhar maior visibilidade.
Candidatos de três chapas participam de debate para eleição da OAB
A transmissão em sinal gratuito só foi possível por uma parceria com a Rede Legislativa de Rádio e Televisão, em Brasília. Com isso, o canal 18 foi divido em três: o 18.1 transmite a TV Câmara Federal; o 18.2, a TV Câmara de Santa Maria, e o 18.3, a TV Assembleia, do Parlamento gaúcho. No futuro, existe a possibilidade de a TV Senado ser incluída na lista, sendo veiculada pelo canal 18.4. Ao todo, o investimento realizado pelo Legislativo santa-mariense para a implantação do canal foi de R$ 4 milhões.
- Realizamos as instalações sem prejudicar o dinheiro público. Foi feito um planejamento para isso. Cada ano era investido um pequeno valor para não se ter prejuízos - frisa Fabrício Vargas, diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores.
Atualmente com 12 horas de transmissão diária e 14 profissionais atuando, a TV Câmara produz cinco programas semanais, além de exibir ao vivo, as sessões plenárias e audiências públicas realizadas na Casa. Em sinal aberto, a direção prepara novidades na programação.
- Nós vamos ter 24 horas de programas locais. Estamos preparando uma série de programas, porque precisamos produzir algo que realmente seja de interesse público. Além de transmitir as sessões, como já fizemos, queremos colocar a comunidade na TV - afirma Fabrício.
Sancionada lei que proíbe os fogos de artifício em Santa Maria
Trabalhando desde 2003 no canal, o cinegrafista Jorge Luis da Silva comemora as conquistas dos últimos anos.
- Foi um longo trabalho para sair da TV por assinatura. É uma satisfação da Casa mostrar o trabalho dos vereadores para a cidade. Quem vai colher os frutos disso é a comunidade - diz.
Coincidentemente, na quinta-feira, dia em que o Diário fazia esta reportagem, Ericson Friederich tomava posse como editor de vídeo da TV. Ele faz parte dos profissionais que foram aprovados em um concurso público, realizado em 2016, em virtude da operação em sinal aberto.
- Eu trabalhei aqui em 2005 e 2006 como estagiário. É muito legal poder voltar e ver a diferença em tudo, no equipamento, no ambiente, na infraestrutura. O desafio é grande e a gente vem bem motivado por se tratar de um canal de televisão aberto - comenta Ericson.
OS CANAIS
Desde o dia 18 de outubro, operam em sinal aberto os seguintes canais disponíveis em Santa Maria e na região
- 18.1 - TV Câmara Federal
- 18.2 - TV Câmara Santa Maria
- 18.3 - TV Assembleia
Como sintonizar
- Normalmente, antes de sintonizar o canal, é preciso realizar uma busca de sinal no televisor. Vale lembrar que os canais operam apenas em sinal digital. Ou seja, para quem tem uma televisão mais nova é necessário apenas um antena UHF. Já para quem tem uma TV de tubo, é necessário o conversor digital.