De cara nova

Prefeitura vai começar a fiscalizar propagandas em fachadas

Leandro Belles

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O decreto que combate a poluição visual em Santa Maria, como a utilização de imensos painéis publicitários que cobrem a fachada de prédios, deve começar a ser cobrado pela prefeitura. Idealizado no final de 2011, o Anuncie Legal pretende regrar a proliferação da publicidade, primeiramente, na área central. O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) reafirmou na terça-feira que as notificações devem começar em breve. Os comerciantes que não se adequarem serão orientados e podem até ser multados. A fiscalização deve começar pela Acampamento,  Avenida Rio Branco e em parte da Bozano.
- Na Acampamento, temos casas lindas que estão tapadas por placas de propaganda - exemplificou.

Para o presidente do SindilojasSM, Ademir da Costa, a entidade já recomendou aos lojistas que comecem a fazer as adequações.
- A cidade está feia. As fachadas dos prédios estão escondida - apontou o empresário.

Arquitetos condenam poluição visual
e apoiam limpeza da cidade

Para o professor de Arquitetura da Unifra Francisco Queruz, a proposta é muito positiva. Ele ressalta exemplos de empresas que cometem abusos com propagandas que chegam a ser uma agressão visual.
- Ajudaria a mostrar o que tem por trás das placas. As pessoas começariam a se ver a arquitetura desses imóveis. Se for por esse aspecto, eu acho interessante. Agora temos de olhar o lado da empresa - diz.

Ana Paula Nogueira, professora de Arquitetura da UFSM e da Ulbra, também apoia a "limpeza". Coordenadora do projeto de extensão Caminhadas Urbanas, da Federal, ela comenta que há uma urgência em se retirar a propaganda.
- Na primeira etapa do projeto (que reúne pessoas em um passeio orientado para conhecer os detalhes arquitetônicos de Santa Maria), a maior reclamação foi o excesso de publicidade.  Várias edificações históricas estão mascaradas pela propaganda. Isso prejudica muito a percepção sobre a cidade - justifica Ana Paula.

Adotada em São Paulo em 2007, lei semelhante mudou a cara da metrópole (veja fotos ao lado). Boa parte da parafernália publicitária foi retirada das ruas que ganharam cara nova. Pesquisa do Datafolha, realizada logo após a medida, mostrou  que a iniciativa foi aprovada por 68% da população paulistana.

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