Pimenta aciona PGR e pede que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica para evitar fuga

Pimenta aciona PGR e pede que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica para evitar fuga

Foto: Beto Albert (Diário)

Após denúncia enviada ao STF na última semana, Pimenta pede medida para evitar fuga do ex-presidente.

O deputado federal e ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Paulo Pimenta (PT) pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil e denunciado pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, use tornozeleira eletrônica. A medida, segundo o petista, busca evitar uma possível fuga em caso de uma eventual condenação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O ofício foi enviado na última quinta-feira (20) ao procurador-geral da República Paulo Gonet. Em um vídeo publicado sábado (22) nas redes sociais, Pimenta justificou a decisão e ainda disse que também é a favor da suspensão do passaporte dos outros 33 investigados pela PGR. 


— Por que pedir tornozeleira eletrônica para o Bolsonaro? Por uma razão muito simples: porque existe o risco real de ele fugir. E por que eu tenho certeza de que há esse risco? Porque ele mesmo disse isso. A imprensa noticiou que, em várias reuniões que ele tem feito, ele tem mencionado que uma das hipóteses que considera é fugir, seja se escondendo, indo para uma embaixada ou deixando o país. [...] Quando há alguém investigado, prestes a ser julgado, com grande chance de ser condenado e risco de fuga, o que se faz? Coloca-se uma tornozeleira eletrônica — afirma Pimenta.

No vídeo, o deputado também menciona a amizade de Bolsonaro com o presidente argentino Javier Milei, e relembra a fuga do ex-presidente para os Estados Unidos após o fim de seu mandato, e também e sua estadia na embaixada da Hungria em fevereiro de 2024, denunciada pelo The New York Times.

Na última semana, a necessidade de monitorar os envolvidos foi debatida em entrevista ao programa F5, da Rádio Central Diário de Notícias 93.5FM, apresentado pelo jornalista Deni Zolin. Clique aqui e confira.

Confira o vídeo


Resposta

Ao Estadão, a defesa de Bolsonaro afirmou que "o presidente Bolsonaro compareceu a todos os atos da investigação, obedeceu a todas as medidas cautelares de distanciamento dos demais investigados e sempre reiterou, em sucessivas entrevistas, que não iria fugir", e também alegou que a solicitação de Pimenta tem "nítido viés político e nenhum conteúdo jurídico". Leia abaixo o que diz Paulo Amador Cunha Bueno, advogado do ex-presidente.

— O pedido do deputado tem nítido viés político e nenhum conteúdo jurídico. O presidente Bolsonaro compareceu a todos os atos da investigação, obedeceu a todas as medidas cautelares de distanciamento dos demais investigados e sempre reiterou, em sucessivas entrevistas, que não iria fugir. Qual seria a evidência concreta de risco de fuga — questiona.


Próximos passos

A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Lúcia Madruga se torna a primeira mulher eleita ao Executivo que ocupa o cargo de prefeita na história de Santa Maria Anterior

VÍDEO: Lúcia Madruga se torna a primeira mulher eleita ao Executivo que ocupa o cargo de prefeita na história de Santa Maria

Dos bastidores da política ao microfone da tribuna: conheça o vereador Sidinei Cardoso, mais um estreante na Câmara Próximo

Dos bastidores da política ao microfone da tribuna: conheça o vereador Sidinei Cardoso, mais um estreante na Câmara

Política