Foto: Vitor Zuccolo (Diário)
Candidata a vice-prefeita de Rodrigo Decimo (PSDB), a professora Lúcia Madruga (Progressistas), da coligação “Todos por Santa Maria”(Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, PSB, PSD e Republicanos), foi entrevistada, na quinta-feira (24), pelo programa Bom dia, Cidade! da Rádio CDN, apresentado pelos jornalistas Caroline Souza e Rogério Kerber.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em um espaço de 10 minutos, a professora e ex-secretária municipal de Educação respondeu a questionamentos sobre a área em que atua, abstenção de eleitores em Santa Maria – no primeiro turno, mais de 57 mil deixaram de votar (27,54%), e situação dos distritos. A entrevista foi transmitida ao vivo pela CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo canal do Youtube do Diário. Na quarta-feira, o entrevistado pelo programa foi o vice de Valdeci Oliveira (PT), José Farret (União Brasil). Confira a seguir o que disse Lúcia sobre as propostas da chapa que representa.
Com a palavra, a candidata a vice
EDUCAÇÃO
- A candidata a vice falou sobre o planejamento da ampliação do turno integral na escolas.
- “Desde o ano passado, se vem construindo essa ideia, e a gente acredita que possa ser expandido para as demais escolas da rede. É lógico que o tempo integral não vai ser colocado em todas as escolas ao mesmo tempo. O nosso primeiro passo é fazer um planejamento adequado para que a gente possa ir ampliando gradativamente e já, a partir de janeiro de 2025, estando eleitos, façamos a ampliação para o ano.”
- Ela falou, ainda, sobre a criação de um complexo integrado com atividades extracurriculares para crianças em bairros.
- “A ideia desse complexo é justamente pensar em descentralizar as atividades por bairros e ter a possibilidade de, dentro de uma escola específica ou em espaços que aquele bairro tenha, levar a arte, a dança, o esporte, para que escolas se utilizem desse espaço”
DISTRITOS
- Para os distritos, a ideia principal da chapa é a criação de uma equipe com trabalhadores das próprias localidades que possam auxiliar nas demandas.
- “Nós temos uma proposta para os distritos, que é também levar, de forma descentralizada, o trabalho do que a gente está chamando, hoje, de zeladoria, que é justamente ter em cada distrito alguém responsável pelo local, como um subprefeito, mas não só isso, a gente ter também lá uma equipe que cuide do distrito nas suas demandas, como infraestrutura e condições das estradas. Vai ter melhores condições de dar um atendimento para população”
ABSTENÇÃO
- Em relação ao elevado número de eleitores que não votou, a candidata acredita que eles estão, ainda, em dúvida sobre a escolha.
- “A gente percebe muito que as pessoas têm dúvidas sobre em qual candidatura vão colocar o voto, e a gente tem feito, justamente, esse trabalho com os eleitores de dizer que, ao se abster, ele está permitindo que alguém decida por ele, então nós estamos fazendo muito o chamamento aos eleitores para que eles venham votar e escolham um dos candidatos, é o direito de cidadão que ele precisa exercer”
Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
- Natural de Santa Maria
- 61 anos
- É graduada em Licenciatura em Matemática e Física, além de Administração. Também é mestre em Engenharia da Produção e doutora em Agronegócios
- Foi secretária municipal de Educação na primeira e segunda gestões de Jorge Pozzobom (PSDB)
- Filiada ao PSDB, em 2024, ela ingressou no Progressistas para tornar-se candidata a vice-prefeita
- É conhecida pelo trabalho como professora da UFSM e, principalmente, pela atuação na pasta de Educação de Santa Maria em quase oito anos
Leia mais:
- "Nossas propostas são para bairros, vilas, distritos e centro de Santa Maria", diz candidato a vice-prefeito José Farret
- "As pessoas não podem abrir mão de traçar os rumos do seu futuro", diz presidente do TRE sobre abstenções
- Confira o que os candidatos responderam sobre os questionamentos das entidades durante o debate