data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Contra o bloqueio de recursos na educação, um grupo de cerca de 30 estudantes da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) enfrentou a chuva da tarde desta quarta-feira para fazer um protesto. Os alunos fizeram caminhada contra, especificamente, os cortes de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Autorização judicial para viagens de menores desacompanhados não será mais obrigatória
No trajeto do Planetário até o Auditório Sérgio Pires, no Prédio 17, os manifestantes carregaram cartazes com frases em prol da valorização da educação com a finalidade de atingir a comunidade interna e externa em defesa da área e da própria instituição. Após o ato, ocorreu uma assembleia da Associação de Pós-Graduandos (APG) para tratar sobre os cortes nas bolsas. Ao final do dia, o MEC sinalizou com a reativação de 3, 1 mil bolsas.
Vereadoras recebem Chama Crioula vestidas de prenda
Na sexta-feira, a UFSM anunciou medidas para reduzir despesas diante do bloqueio de verbas. Entre elas, restrição do uso de ar-condicionado e corte de 50% nas bolsas de trabalho. A estimativa é economizar é de R$ 5 milhões até o final de 2019.