O muro das lamentações

Em um mês, Câmara de Vereadores repassou 269 pedidos de moradores por problemas de infraestrutura

Leandro Belles

"

O prédio imponente que sedia a Câmara de Vereadores de Santa Maria é palco constante de importantes discussões. Mas tornou-se, também, um canal para que os cidadãos resolvam problemas corriqueiros de seu cotidiano, como a pintura de uma faixa de pedestres apagada pelo tempo, o conserto de um calçamento e até mesmo a limpeza de um terreno baldio. Por causa disso, somente em um mês, entre as sessões do dia 24 de abril e de 27 de maio, a Câmara enviou 355 correspondências, com pedidos de informações e solicitações de contribuintes, de acordo com levantamento feito pelo Diário.

:: As queixas enviadas à prefeitura

Deste montante, 164, 46% dos pedidos, correspondem a melhorias, ou conserto de calçamento, buracos de rua ou calçamentos. A limpeza de terrenos e a poda de árvores são apontados em seguida com 33 solicitações. Junto com esse pedido, também com 33 cartas, constam problemas com esgoto, alagamento, bueiro entupido ou falta de canalização.

_ A população procura os vereadores. E na medida disso, o vereador não pode negar esse auxílio. Não é que a gente decide fazer isso. Mas quando a pessoa procura é deselegante não fazer _ justifica Werner Rempel (PPL), presidente do Legislativo.
A lista de solicitações inclui também a resolução de problemas com sinalização (desde a indicação de locais como no trânsito), com 24 demandas no período, e problemas na iluminação pública, com 15 solicitações.

Lideranças apontam que acesso ao Executivo é difícil

Tanto o líder da oposição no Legislativo de Santa Maria, Luciano Guerra (PT), quanto o líder do governo, João Carlos Maciel (PMDB), apontam que há dificuldade em acessar o Executivo. Para Luciano Guerra, falta atenção da prefeitura para as demandas da população e do próprio parlamento.
_ Ele (o cidadão) procura alguém que vai dar retorno. E uma maneira de encaminhar é essa. Só que esse mesmo desrespeito que se tem com a comunidade se tem com o vereador.

Para João Carlos Maciel, a questão é a proximidade do vereador e nem tanto o distanciamento da prefeitura.
_ O vereador está mais em contato com o povo. É um porta-voz que o cidadão sabe que poderá contar. Além disso, por sermos 21, vemos muitos problemas não vistos pela prefeitura _ sugere Maciel, que também é o campeão de correspondências no período, com 69 solicitações.

Para o presidente do parlamento, Werner Rempel, o problema seria a falta de organização da cidade.
_ Se nós tivéssemos mecanismos mais apurados, as pessoas não precisariam se submeter a ficar pedindo pinico para os outros _ reclama.

Prefeitura alega que faltam servidores e aponta excesso de pedidos

Para o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Carlos Brasil Pippi Brisola, o problema é o volume de pedidos e a estrutura da prefeitura. Segundo ele, entre janeiro de 2013 até o momento, foram cerca de 4,6 mil pedidos da Câmara.

_ Desse montante, temos pendente cerca de 60 a 70 pedidos. Agora, a demanda é grande e requer uma estrutura maior da prefeitura. Por causa disso, vamos transformar 46 cargos de agentes administrativos auxiliares, em cargos de agente auxiliar. Um dos setores beneficiados com esses servidores (que ainda não assumiram) será esse _ explica.

Mas Brisola não deixa de dar um recado para os parlamentares.
_ Somente um vereador, neste ano, fez mais de 90 pedidos. Muitos desses pedidos, e de outros, estão lá no Portal da Transparência á disposição de todos _ reclama.
Recentemente, em uma reunião na Câmara, ficou definido que todas as correspondências do parlamento serão enviadas em um documento único, para facilitar o trabalho da administração municipal.

Cientista política diz que população exerce a cidadania

Para a professora da UFRGS Céli Pinto, cientista política e hist"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeito emite nota de pesar por falecimento de Gilseu Bevilaqua

Próximo

Partidos têm menos de um mês para definir candidatos à eleição de 2014

Política