
Luciano Schucu (à esqueda), novo vice-reitor, vai cuidar do dia a dia da Universidade para liberar o reitor Paulo Burmann para relações institucionais
Foto: Charles Guerra (Diário)/
A nova gestão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá mudança de três dos oito pró-reitores titulares. O reitor Paulo Burmann, que foi reeleito no ano passado para mais quatro anos, manteve cinco pró-reitores.
O anúncio da nova equipe que comandará a UFSM até dezembro de 2021 foi feito na manhã desta terça-feira por Burmann e pelo vice-reitor Luciano Schuch em entrevista ao programa Bom Dia Universidade, da rádio UniFM.
Continuam no cargo os pró-reitores titulares Paulo Renato Schneider (Pós-Graduação e Pesquisa), Martha Bohrer Adaime (Graduação), José Carlos Segalla (Administração), Clayton Hillig (Assuntos Estudantis) e Frank Leonardo Casado (Planejamento).
Os novos pró-reitores titulares são Márcia Helena do Nascimento Lorentz (Gestão de Pessoas), José Mário Doleys Soares (Infraestrutura) e Flavi Ferreira Lisboa Filho (Extensão). Até a metade do ano, no entanto, segundo a assessoria do reitor, mais uma Pró-Reitoria trocará de titular: a de Pós-Graduação e Pesquisa, que passará ao comando do atual substituto, José Fernando Schlosser.
UFSM anuncia nova equipe de gestão
Dois dos principais assessores do Gabinete do Reitor na gestão passada permanecerão nos cargos. Burmann confirmou a continuidade de Getúlio Rocha Retamoso como chefe de Gabinete e de Marionaldo da Costa Ferreira como secretário geral do Gabinete do Reitor.
Equipe renovada
Dos 19 cargos anunciados ontem pelo reitor Paulo Burmann, oito são de pró-reitores, sendo que três titulares são novos. Também houve mudanças de pró-reitores substitutos (antigos adjuntos)
Pró-reitores mantidos
- Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa - Paulo Renato Schneider
- Pró-reitor substituto de Pós-Graduação e Pesquisa - José Fernando Schlosser
- Pró-reitora de Graduação - Martha Bohrer Adaime
- Pró-reitor de Administração - José Carlos Segalla
- Pró-reitora substituta de Administração - Isabel Bohrer Scherer
- Pró-reitor de Assuntos Estudantis - Clayton Hillig
- Pró-reitora substituta de Assuntos Estudantis - Angélica Medianeira Iensen substitui Jane Dalla Corte
- Pró-reitor de Planejamento - Frank Leonardo Casado
- Pró-reitor substituto de Planejamento - Joeder Campos Soares
- Pró-reitora substituta de Gestão de Pessoas - Paula Borges Tronco
Novos pró-reitores
- Pró-reitora de Gestão de Pessoas - Márcia Helena do Nascimento Lorentz substitui Neiva Maria Cantarelli
- Pró-reitor de Infraestrutura - José Mário Doleys Soares substitui Eduardo Rizzatti
- Pró-reitor substituto de Infraestrutura - Ainda não foi nomeado
- Pró-reitor de Extensão - Flavi Ferreira Lisboa Filho substitui Teresinha Heck Weiller
- Pró-reitor de Extensão substituto - Rudiney Soares Pereira substitui Ascisio dos Reis Pereira
- Pró-reitor substituto Graduação - Jerônimo Tybusch substitui Paulo Roberto Magnago
- Coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica - Marcelo Freitas da Silva que substitui Luiz Fernando Sangói
Mantidos no Gabinete do Reitor
- Chefe de Gabinete do Reitor - Getúlio Rocha Retamoso
- Secretário Geral do Gabinete do Reitor - Marionaldo da Costa Ferreira
Chance de UFSM cobrar taxa em pós-graduação repercute entre estudantes

Solenidade
Na Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, assume Aline Dalmolin, que ocupará o lugar que era do novo pró-reitor de Extensão.
Na entrevista à emissora da UFSM, Burmann disse que não houve uma ruptura da nova gestão com a dos últimos quatro anos, em que ele esteve no comando da UFSM ao lado de Paulo Bayard.
Ele explicou que as mudanças decorreram de aposentadorias ou por solicitação dos ocupantes dos cargos.
Burmann agradeceu ao ex-vice Bayard e destacou o papel que o novo vice, Luciano Schuch, terá na gestão que está se iniciando.
A solenidade oficial de recondução de Burman e posse do vice-reitor e do restante da equipe será realizada nesta quinta-feira, às 10h30min, no Centro de Convenções, no campus
Burmann é nomeado reitor da UFSM
Vice fará o dia a dia da UFSM para liberar o reitor
Aos 43 anos de idade, o novo vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, cuidará do dia a dia da instituição para liberar o reitor Paulo Burmann para outras tarefas, como as relações com o Ministério da Educação e outros órgãos.
- O combinado é esse, eu fico com a parte administrativa e o reitor fica mais com a parte institucional, com as relações com Brasília - explica Schuch.
Formado em Engenharia Elétrica pela UFSM em 1997, Schuch retornou como professor em 2009. Doutor em sua área, seu último cargo foi o diretor do Centro de Tecnologia (CT), que reúne os cursos de engenharia e é um dos mais visíveis da instituição.
Burmann já tem pelo menos um compromisso fora do Brasil este mês. De 7 a 14, ele estará nos Estados Unidos para um evento da ONU, em Nova York.