
Fotos: Tales Trindade (Diário)
Às vésperas das eleições na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diário acompanhou uma hora de campanha com cada candidato à Reitoria. Neste ano, concorrem ao posto o ex-reitor da instituição Felipe Müller e a atual vice-reitora Martha Adaime. A pesquisa de opinião, que aponta a preferência da comunidade acadêmica para o comando da instituição, acontece nesta quarta-feira (25), das 7h às 22h, em formato eletrônico.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Acompanhe, abaixo, como foi a agenda com o candidato pela Chapa 1, Felipe Müller.
Uma hora com o candidato Felipe Müller
O candidato Felipe Müller nem bem chegou ao Colégio Politécnico e já foi tirando o casaco. A correria da campanha até enganava o frio de 10°C que fazia no campus na última segunda-feira (16). No auditório, professores e servidores o esperavam para uma conversa. Um a um, fez os cumprimentos e a presença da chapa foi anunciada. Não demorou para que o postulante à Reitoria mostrasse para que veio:
– Quero assumir alguns compromissos com vocês – disse Müller, na fala inicial.
De cara, pediu desculpas pela ausência do vice, o diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Alessandro Dal’Col, que estava em aula. Após uma breve apresentação, já que era um velho conhecido de muitos ali, falou sobre temas como infraestrutura, ingresso e, em diálogo com os cursos técnicos do Colégio, se referiu a importância do saneamento básico na instituição com um dos professores da área.
Na oportunidade, também se solidarizou pela tragédia que matou sete alunos em abril deste ano e reafirmou o compromisso, caso for eleito, com a frota da universidade. Logo, abriu o diálogo para perguntas. No curto silêncio até o primeiro comentário, brincou: “sintam-se à vontade, o gordinho não morde”.
– Precisamos atuar na divulgação do que é feito aqui, participando de feiras e outros espaços para captar mais pessoas – afirmou o candidato após um questionamento sobre a divulgação do trabalho feito na instituição.

Quarenta minutos depois, às 15h, a agenda seguia para o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCSH), em mais uma conversa com professores e servidores da instituição. No caminho, distribuiu panfletos a um grupo de alunos do curso de Turismo e lembrou:
– Não esqueçam de votar. É chapa 1.
Foi no elevador, entre uma agenda e outra, que Müller falou sobre os momentos marcantes da campanha e também da correria, afinal, há um mês a agenda começava logo após o café com as filhas e não tinha horário para acabar. Sorridente e no tom de brincadeira, contou que já estava no “segundo tênis de campanha”.
– São momentos muito intensos. A gente vem procurando ocupar o máximo de espaços da universidade. Vocês acompanharam hoje que é uma agenda em cima da outra e continuamos ministrando aulas. Os momentos marcantes são todos aqueles que entramos nos lugares e somos acolhidos – afirmou Müller, em passos apressados.
Quem são os candidatos da Chapa 1
Felipe Müller – candidato a Reitoria
- 58 anos
- Ex-reitor da UFSM (2009-2013)
- Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993)
- É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia
- Foi diretor do Centro de Tecnologia (CT)
- Seu vice é o professor Alessandro Dal'Col, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR)
Alessandro Dal'Col – vice
- 52 anos
- Atual diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR)
- Professor titular do Departamento de Fitotecnia
- Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e pós-doutorado no Instituto Politécnico de Bragança (2015)
Leia mais sobre a eleição na UFSM: