Chegou a vez dos 12 vereadores reeleitos. Na continuidade da série de apresentação dos 21 parlamentares que representarão a população de Santa Maria na nova legislatura, o Diário começa a retratar, a partir deste final de semana, os parlamentares que conquistaram mais um mandato na Casa do Povo. A ordem é alfabética.
Dos gramados para o plenário da Câmara de Vereadores. Aos 59 anos, Admar Pozzobom se prepara para assumir um novo mandato ocupando uma das três cadeiras do PSDB no Legislativo a partir de 2025.
Eleito pela primeira vez em 2008, o tucano vai para o seu quinto mandato. Além disso, em 2022, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Ao todo, são 16 anos dedicados à vida pública.
Antes de entrar para a política, Admar trabalhou na distribuidora de bebidas do pai, na década de 70; depois, em 1999, abriu uma boate na Avenida Presidente Vargas. Também já trabalhou com empresas de telefonia e, há 25 anos, atua como treinador do time de futebol amador Associação Fighera – um hobby que, segundo ele, contribuiu para sua popularidade. Isso porque Santa Maria possui um dos maiores campeonatos da categoria no Estado, que mobiliza mais de 2 mil atletas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Membro de uma família tradicional de Santa Maria e irmão do atual prefeito Jorge Pozzobom – seu principal cabo eleitoral –, Admar é casado, pai de quatro filhos e avô de um neto. A continuidade na carreira política encontra respaldo, justamente, na família. Nesta eleição em específico, não pôde contar com o apoio do pai, o seu Albino, 89 anos, que enfrenta problemas de saúde. O patriarca dos Pozzobom foi um forte cabo eleitoral de Admar e Jorge em todos os pleitos anteriores e um dos maiores incentivadores da trajetória dos irmãos.
– Essa foi a primeira campanha que eu não tive ao meu lado o meu pai, que está há três anos acamado, e isso fez muita falta. Ele gostava muito de percorrer as principais ruas da cidade durante a campanha, porque ele tinha uma abertura e credibilidade muito grande no meio empresarial. Por isso, hoje eu tenho feito de tudo para dar a ele o melhor que ele precisa na condição: que é amor, carinho, cuidado e o que a medicina proporciona. Então, foi uma campanha diferente nesse sentido – conta Admar.
Também é na família que encontra a motivação para defender a sua principal causa de campanha: a inclusão social. Um de seus filhos, Henrique, 29 anos, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA):
– Antes de eu ser vereador, eu já trabalhava a causa com o meu filho dentro de casa, e eu percebia o quanto a sociedade era resistente com esse assunto. Então, quando assumimos, ergui essa bandeira e comecei a desenvolver diferentes tipos de projetos para ajudar as famílias. Eu, junto com deputados, destinamos muitos recursos para essa área, tanto que fui considerado o vereador que mais destinou recursos para a Apae. Mas a gente também olha para outras áreas como o tradicionalismo, a saúde e o meio ambiente – comenta.
Para Admar, um das principais idealizações do atual mandato foi a entrega da sede da Associação Bem-Viver, destinada para pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down. A inauguração do local, na praça do Bairro Nonai, ocorreu em março deste ano.
– Esta sede foi um trabalho meu. Eu entrei de corpo e alma nisso aqui, pois a associação buscava um local fixo há 24 anos. E não foi um trabalho fácil, foi demorado. Conseguimos recursos com uma deputada federal, a prefeitura fez uma contrapartida, mas está aí e é um dos meus maiores orgulhos enquanto vereador – afirma Admar.
Eleito com 2.978 votos, Admar foi o sexto mais votado entre os 21 parlamentares e deverá ser o primeiro presidente da Câmara na nova legislatura, que toma posse em janeiro. E a base eleitoral? Está concentrada, segundo ele, em familiares, amigos e apoiadores da causa da inclusão social e também das pessoas ligadas ao esporte amador.
"Super Ad"
A campanha de Admar foi bastante midiática nas redes sociais, com vídeos criativos e que lhe rendeu até um personagem o “Super Ad”. Uma das principais promessas de campanha foi trabalhar pela criação de um centro de referência ao autismo – e será uma das primeiras ações do novo mandato.
– Esse vai ser o carro-chefe desse meu novo mandato. Nós já temos um local cedido pela prefeitura, que fica na Rua Professor Teixeira com a Visconde de Pelotas e, a partir de agora, vou trabalhar para que essa ideia saia do papel. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria(Sinduscon) nos deu o projeto, que já está em fase final na prefeitura, também temos a emenda federal de um deputado, e teremos de outro – destaca.
Na vida pessoal, Admar buscou melhorar a qualidade de vida, por meio da prática de exercícios físicos e acompanhamento nutricional. A nova rotina é compartilhada nas redes sociais. De março até agora, já são 23 quilos a menos, abdicando do chocolate, do pão e da cerveja, por exemplo.
ADMAR EUGÊNIO POZZOBOM - PSDB
- 59 anos
- Natural de Santa Maria
- Filiado ao PSDB
- Treinador de futebol amador
- vereador por quatro mandatos (2008, 2012, 2016, 2020), presidente da Câmara, em 2017, e candidato a deputado estadual em 2022
Leia Mais:
- Engenheiro civil, mas com aptidão para “clínico-geral” na política
- Do trânsito às ondas do rádio e com uma guinada partidária no trajeto
- Universitário e dono de loja de bicicleta, Fort é forte na Zona Norte