Região

Com dificuldades financeiras, poucas prefeituras confirmam Carnaval em 2018


Manuela Balzan (Arquivo/ Diário de Santa Maria)/Jaguari tem um dos carnavais mais conhecidos da região. Prefeitura contrata empresa para fazer a festa

Se depender de recursos públicos bancados pelas prefeituras, o Carnaval 2018 não deverá ser realizado em mais da metade dos municípios da Região Central. Consulta feita a prefeitos de 20 cidades presentes na reunião da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro), na sexta-feira, revela que a maioria não está disposta a contribuir nem mesmo com infraestrutura. Maior delas, Santa Maria confirmou que deverá ter Carnaval, conforme o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP), que representou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no encontro da AM Centro. Segundo ele, será "terceirizado". Sem dar muitos detalhes, Cechin diz que a prefeitura deverá adotar esse modelo e bancar somente a infraestrutura básica.

Avenida Tênis Clube divulga atrações para o Carnaval de 2018

A maioria dos prefeitos alega não dispor de recursos para bancar a folia em locais públicos, como praças e avenidas. Um dos exemplos de que as cidades do interiorpodem ter Carnaval é Jaguari. O prefeito Roberto Turchiello (PMDB), conhecido por Beto, explicou que a festa no seu município é terceirizada, ou seja, uma empresa é contratada, mediante licitação, para fazer o Carnaval. A empresa que oferta o "melhor preço" faz a folia jaguariense, que atrai milhares de foliões.

Google revela os assuntos mais pesquisados em 2017

O preço mínimo para fazer uma das folias mais conhecidas da região é R$ 30 mil, sendo que na edição passada a prefeitura lucrou R$ 34 mil. A administração municipal, basicamente, investe em recursos para limpeza da avenida e atendimento a ocorrências de saúde relacionadas ao Carnaval. As demais despesas, como segurança, é por conta da empresa. Por fim, Jaguari faz um Carnaval de Rua com público de 35 mil a 40 mil, atrai turistas e ainda lucra.

Cidades com Carnaval confirmado:

  • Jaguari - Carnaval terceirizado 
  • Nova Esperança do Sul - Bancará o Carnaval
  • Santa Maria - Prefeitura apoiará, ajudando em infraestrutura e na captação de recursos privados
  • São Francisco de Assis - Prefeitura estuda festa menor e terceirizada
  • São Sepé - Prefeitura pretende discutir um evento com apoio da iniciativa privada, mas sem recursos públicos
  • Vila Nova do Sul - Com parcerias, vai realizar uma única noite

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara vota últimos projetos de 2017 Anterior

Câmara vota últimos projetos de 2017

Próximo

10 prefeituras da região ainda não pagaram todo o 13º dos servidores

Política