Quais espaços serão ocupados pelas mulheres no governo Rodrigo Decimo (PSDB), caso for eleito? Esses e outros questionamentos como a escolha pela formação da chapa, políticas de igualdade de gênero e o alto índice de abstenções guiaram mais uma edição especial do Jogo de Cintura, veiculado na última quinta-feira (17). O programa foi ao ar na Rádio CDN e na TV Diário.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A entrevista foi mediada pela apresentadora Fabiana Sparremberger e pelas jornalistas Jaqueline Silveira, Kellen Caldas e Tayline Manganeli. O objetivo? Detalhar as propostas pensadas para as mulheres no plano de governo tucano.
– Ao longo da campanha eleitoral, não se fala tanto sobre políticas para as mulheres. Então, por isso, a importância de termos dois programas especificamente para os candidatos abordarem esse tema. O que pretendem fazer, o plano de governo, principalmente as políticas públicas sobre as mulheres – afirma Jaqueline.
Confira, abaixo, o que disse o candidato sobre os temas abordados no programa.
Mulheres à frente de secretarias
- Sobre a presença de mulheres à frente da secretaria, caso eleito, Decimo não cravou números mas garantiu a presença feminina no primeiro escalão. O candidato também destacou a possibilidade de ampliar o percentual de lideranças femininas no comando das pastas.
“Nessa curta trajetória dentro da vida pública, conseguimos dar uma demonstração de que vamos valorizar as mulheres. Até porque, hoje, muitas das nossas secretarias são ocupadas por mulheres. Secretarias importantes como a secretaria de finanças, secretaria de gestão, secretaria de Cultura, secretaria de educação. Então, o nosso governo, até pelo fato de ter a Lúcia Madruga, nós vamos procurar trazer as mulheres para nos ajudar a governar Santa Maria”.
Escolha pela Professora Lúcia
- Questionado sobre a escolha pelo nome de Lúcia Madruga para compor a chapa, o candidato destacou o trabalho de oito anos à frente da Secretaria de Educação.
“É um conjunto de fatores, mas eu confesso que o que mais pesou foi o trabalho dela, a capacidade dela. E muito naturalmente as coisas foram se construindo”.
- A escolha pelo nome que concorre, como vice-prefeitura, ao Executivo, exemplifica o espaço dedicado às mulheres no governo Decimo. O candidato complementa:
“Nós estamos provando, agora, o quanto a gente valoriza e entende o trabalho da mulher que nós temos hoje uma chapa composta por um homem e por uma mulher. Pela capacidade da Lúcia, por tudo que ela vai contribuir, que vamos ter, efetivamente, dois prefeitos. Duas pessoas que vão estar dedicadas para a cidade”
Violência contra as mulheres
- Para o enfrentamento de violências de gênero, Decimo destacou o fortalecimento e a ampliação de programas já existentes como o Centro de Referência da Mulher.
“São esses mecanismos que queremos ampliar e também criar outros, tendo como base outras referências”
Empoderamento econômico
- No que diz respeito às mulheres, o plano de governo também prevê o empoderamento econômico a partir de programas que incentivem o próprio negócio.
“O ‘juros zero’ é um recurso disponível para aqueles empreendedores poderem ter o próprio negócio. Tem o “distrito criativo credi” que são valores um pouco mais maiores e aí o fundo garantidor, que a prefeitura depositou, garante esse empréstimo. Não precisa de avalista. Essas são ferramentas que temos disponíveis para que a mulher possa usar para ter esse empoderamento econômico”
Cuidado com os professores
- O cuidado com os professores também foi centro da discussão. Sobre o tema, o candidato destacou a melhoria na condição do trabalho e ampliação de espaços para a valorização do professor, como o Educar e Empreender.
“Estamos muito avançados na hora atividade, que é aquele tempo que o professor tem para fazer suas coisas. Minha mãe era professora de 40 horas e eram 40 horas de slaa de aula e depois em casa. Hoje, nós estamos avançando para que a hora aula seja um terço da carga horária do professor”
Saúde da mulher
- Sobre o tema, o candidato prevê a ampliação de clínicas especializadas na saúde da mulher, com maior número de unidades e profissionais especializados.
“O importante agora é consolidar os serviços que nós já temos, fortalecer eles e ampliar dentro daquilo que é possível. Na medida que as coisas vão acontecendo, vamos evoluindo”
Participação das mulheres na elaboração do plano de governo
- Durante o programa, o candidato também citou a participação das mulheres na elaboração do plano de governo.
“O plano de governo foi discutido de uma forma bastante diversa. A gente tratava dos temas, trazia as contribuições e depois lapidava as ideias. Foi todo um conjunto de discussões e de troca de ideias que foram sendo aprimoradas”.
Baixa representatividade no Legislativo
- O candidato também lamentou o redução na presença de mulheres na Câmara de Vereadores.
“Foi uma surpresa triste quando reduzimos o número de participação feminina. Eu não fiz uma análise dessa questão, mas eu lamento. Acho que precisaria mais representatividade”
Abstenção em Santa Maria
- A alta porcentagem de abstenção também esteve no centro da discussão. Na tentativa de explicar o índice, o candidato mencionou o alto número de opções ao Executivo e falta de interesse do leitor.
“No nosso caso de Santa Maria, já vem tendo um percentual significativo de abstenção. E esse ano ainda superamos a média dos anos anteriores. Não sei se é porque nós tínhamos um número grande de candidatos e isso acaba confundindo ou não trazendo interesse ao eleitor”.