Câmara de Santa Maria divulga nota sobre criação de 21 assessores e rebate coluna

Câmara de Santa Maria divulga nota sobre criação de 21 assessores e rebate coluna

Foto: Beto Albert (Diário)

coluna de Política do Diário noticiou nesta sexta-feira (21) a votação e aprovação pelo Legislativo de Santa Maria do projeto de criação de 21 assessores parlamentares para os gabinetes. Hoje, cada vereador tem cinco funcionários. O projeto prevê que o assessor poderá ser um cargo em comissão (CC) ou um servidor com função gratificada (FG). O salário é de R$ 1,8 mil mensal e o impacto financeiro em 2025 é R$ 816,8 mil. Ainda nesta sexta, a Câmara encaminhou uma nota em que rebate o assunto abordado em coluna anterior. Veja abaixo. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Confira a nota na íntegra

"A Presidência do Legislativo esclarece alguns pontos referentes à nota da coluna "Com aval da maioria dos vereadores, Câmara banca criação de 21 CCs" veiculada na edição da última sexta-feira (21) assinada pela jornalista Jaqueline Silveira. Entendemos que esse é o espaço legítimo e apropriado para que seja emitida a opinião, até porque uma coluna política é o devido foro para tecer suas visões acerca de temas de âmbito municipal, estadual e nacional. No entanto, se faz necessário restabelecer a veracidade dos fatos sob o risco de incorrer em prejuízo à imagem e à legitimidade deste poder. Pontuamos, basicamente, duas questões. São elas:

1º) No trecho "em reunião a portas fechadas, na tarde de ontem, com todos os vereadores, o Legislativo decidiu bancar a apresentação do projeto de criação de mais 21 assessores parlamentares para os gabinetes". A reunião da última quinta-feira foi, sim, a portas fechadas. Mas a pauta foi a escolha dos agraciados com as benemerências que serão concedidas na atual legislatura. Sobre a criação dos novos cargos, tivemos no dia 14 de março uma reunião para tratar dessa pauta específica.

2º) Também no trecho "(...) o sexto (cargo), se aprovado, irá substituir servidores, que hoje secretariam as comissões temporárias e recebem uma gratificação pelo período que realizam o trabalho". Tal informação incorre em um equívoco absurdo. Uma vez que a função do assessor parlamentar será a de prestar assessoramento imediato ao vereador no cumprimento de seus compromissos em geral, cujas atividades sejam de fácil implementação; ser responsável pelo monitoramento de demandas internas e externas do Gabinete", entre tantos ofícios correlatos ao mandato."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

O que dizem os vereadores sobre a criação de 21 novos cargos de assessores; confira como cada um votou Anterior

O que dizem os vereadores sobre a criação de 21 novos cargos de assessores; confira como cada um votou

Em tempo recorde, Legislativo de Santa Maria aprova criação de 21 assessores para os gabinetes Próximo

Em tempo recorde, Legislativo de Santa Maria aprova criação de 21 assessores para os gabinetes

Política