"Vamos trazer empresas parceiras para dentro da universidade", afirma Alessandro Dal'Col, candidato a vice-reitor da UFSM

Foto: Thais Immig

A menos de um mês da disputa à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diário recebeu os candidatos a vice para ouvir o que pensam sobre o futuro da instituição. A comunidade acadêmica vota a preferência no dia 25 de junho, data que está marcada a pesquisa de opinião com alunos, professores e servidores. Por ordem numérica das chapas, o primeiro a participar do programa Jornal do Diário foi Alessandro Dal'Col – vice na Chapa 1, liderada por Felipe Müller.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Com a palavra, o candidato a vice

Cooperação com o agronegócio

  • Ampliar a cooperação com o agronegócio: "Nós trabalhamos com agricultura desde a sua concepção, com o homem do campo, até grandes lavouras. Então, atuamos dentro de um amplo cenário que é o agronegócio no Brasil".
  • Diretor do Centro de Ciências Rurais, o candidato falou sobre a importância de fortalecer a pesquisa de excelência feita na área.


Saúde mental

  • "Nós temos uma grande preocupação com essa questão da saúde mental dentro da Universidade, que reflete um pouco o que acontece na comunidade".
  • Estender para outros centros de ensino a iniciativa de criar uma "sala acolhedora e de escuta ativa" que, conforme o candidato, já existe no CCR e conta com psicólogos e pedagogos para o acompanhamento dos alunos.
  • Implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Apoio Psicológico (Capes) Nível 3 para que "de forma mais ágil e acolhedora, a comunidade interna tenha acesso ao sistema regulatório de saúde".


Qualidade da formação

  • A chapa propõe a atualização do currículo dos cursos e o trabalho de forma mais próxima com o mercado de trabalho.
  • "A universidade precisa ser a grande propositora de eventos que possam trazer, para dentro da instituição, empresas parceiras. Empresas que possam abrir as portas e interagir de uma forma proativa e propositiva para possibilitar essa relação direta do nosso acadêmico com o setor produtivo".


Partido

"Nunca fui partidarizado, não tenho nenhuma restrição em receber e trabalhar com qualquer ente político, muito pelo contrário, trabalhamos em prol da nossa universidade"

Lugar preferido no campus

"Eu adoro o Departamento de Fitotecnia. É o Departamento que me acolheu quando eu cheguei como aluno e quando cheguei, novamente, como professor".


Alessandro Dal'Col

  • 52 anos
  • Atual diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR)
  • Professor titular do Departamento de Fitotecnia
  • Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e pós-doutorado no Instituto Politécnico de Bragança (2015)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Precisamos fortalecer o apoio pedagógico nas unidades de ensino", afirma Tiago Marchesan, candidato a vice-reitor da UFSM

Alckmin passa por exames após sentir enjoo e dores abdominais Próximo

Alckmin passa por exames após sentir enjoo e dores abdominais

Política