"Precisamos fortalecer o apoio pedagógico nas unidades de ensino", afirma Tiago Marchesan, candidato a vice-reitor da UFSM

Foto: Thais Immig

Temas como saúde mental, atuação da UFSM na comunidade e mercado de trabalho estão nos eixos que norteiam as propostas do candidato a vice-reitor, Tiago Marchesan – que concorre ao lado de Martha Adaime, líder da Chapa 2. O assunto foi tema de entrevista ao Jornal do Diário, na última semana, que buscou apresentar, à comunidade, o que pensam os postulantes ao posto sobre o futuro da instituição. As entrevistas foram transmitidas ao vivo pela Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário e pelo YouTube.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Com a palavra, o candidato a vice

UFSM na comunidade

  • Ampliar a atuação dos projetos de pesquisa e extensão universitária na comunidade por meio da Incubadora Social e o prédio da Antiga Reitoria.
  • "No Centro de Tecnologia, nós temos o projeto 'Escola no CT' em que trazemos escolas para vivenciar o Ensino Superior. Assim como temos o (projeto) GuriasTec para o desenvolvimento das mulheres nas áreas tecnológicas".
  • Continuidade de ações como o Viva o Campus que, conforme o candidato, levam a comunidade para dentro da instituição.


Divulgação científica

  • O candidato propõe o avanço na comunicação dos projetos desenvolvidos na UFSM: "Espero que agora o Silveira, nosso pró-reitor de assuntos caninos, possa nos ajudar nessa divulgação, para ampliar nossa rede, cada vez mais, por meio das vivências dos nossos alunos na comunidade".


Saúde mental

  • Fortalecer as secretarias de apoio pedagógico à comunidade interna nas unidades de ensino.
  • "Precisamos criar uma rede integrada com as nossas coordenadorias, como a Caed (Coordenadoria de Ações Educacionais), e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que são as estruturas que fortalecem o nosso apoio à saúde mental".


Mercado de trabalho

  • O candidato propõe mudança nos currículos para uma formação transdisciplinar.
  • "Para além disso, ter um curso cada vez mais conectado à sociedade".


Partido

"Nunca fui (filiado). Não é meu perfil. O meu perfil é ser UFSM. E todos os partidos que quiserem trabalhar com a UFSM para o bem da educação pública, podem contar conosco".


Lugar preferido no campus

"Meu lugar favorito são as formaturas. É onde dá o brilho no olho. É onde a gente leva à sociedade a principal entrega da universidade, que é a formação de recursos humanos".

Tiago Marchesan

  • 44 anos
  • Atual diretor do Centro de Tecnologia (CT)
  • Possui graduação (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela UFSM, com estágio na Universidade de Oviedo, Espanha
  • Professor na instituição desde 2011

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Senado restringe propaganda de bets; veja o que pode e o que não pode Anterior

Senado restringe propaganda de bets; veja o que pode e o que não pode

Próximo

"Vamos trazer empresas parceiras para dentro da universidade", afirma Alessandro Dal'Col, candidato a vice-reitor da UFSM

Política