As advogadas Juliane Korb e Noemy Aramburú ficaram frente a frente no programa Sala de Debate, nesta quinta-feira (21), em uma edição especial das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Santa Maria, que acontecem nesta sexta-feira (22) em nível estadual e também nas subseções no interior do Estado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O debate foi mediado pelo advogado e ex-presidente da OAB Santa Maria Ricardo Munarski Jobim e foi dividido em cinco blocos, com considerações iniciais, perguntas e espaço para réplica e tréplica e, por fim, considerações finais.
Conforme as regras, um sorteio foi realizado para definir a primeira a falar. Noemy Aramburú, líder da chapa 11 "Renova, a Ordem é Agora", abriu as considerações iniciais, apresentando a chapa e as ideias de trabalho por três minutos. Logo após, foi a vez de Juliane Korb, atual presidente da subseção local e candidata pela chapa 10 " OAB Com Você", fazer sua manifestação.
Pela regra, no bloco de perguntas livres, Juliane abriu a rodada e questionou Noemy sobre como sua chapa irá contribuir para a renovação da OAB em Santa Maria. Ela respondeu destacando o índice de inadimplência quanto ao pagamento da anuidade que, segundo a candidata da oposição, está em 50% entre os associados. E também Noemy falou sobre o sentimento de pertencimento à entidade local, que, conforme ela, está enfraquecido.
Judiciário
O segundo bloco foi de perguntas temáticas. O primeiro tema sorteado foi "relacionamento com o Poder Judiciário" e a primeira a pergunta foi feita por Noemy, que durante um minuto, questionou sobre a dificuldade de comunicação entre a OAB e Judiciário.Com tempo de dois minutos, Juliane respondeu que existe uma comissão específica pra isso, chamada de "Comissão Mista de Gestão" e destacou os trabalhos que são feitos pela mesma.
Prerrogativas
O segundo tema foi "prerrogativas profissionais". Pela ordem, quem fez a pergunta foi a candidata da chapa de situação. Juliane questionou sobre como a chapa 11 irá trabalhar sobre o tema. Noemy apresentou um caso em que um profissional que estava inadimplente não conseguiu fazer uso de uma sala da subseção destinada ao advogado, pois não teria feito um agendamento prévio. A atual presidente da OAB rebateu dizendo que o percentual de inadimplentes é de 30% e não de 50%, como foi apresentado anteriormente e garantiu que todas as salas estão à disposição dos advogados, mesmo sem agendamento prévio.
Terceiro bloco
A partir do terceiro bloco, as rodadas de perguntas entre as candidatas aconteceram com tema livre. Noemy começou questionando Juliane sobre a administração das comissões.Ela respondeu que as comissões são presididas por pessoas alinhadas com o método de trabalho proposto pela chapa e com autonomia para realizarem seus trabalhos.
A segunda pergunta do bloco foi feita pela candidata Juliane que questionou sobre o uso de Programa Orientado de Desenvolvimento das Estruturas (Pode). Noemy usou o tempo de resposta para retomar o assunto sobre o advogado que não conseguiu ter acesso à sala do advogado, alegando que ele precisou procurar um instância superior por não ter tido respaldo da subseção local sobre o assunto. A presidente da OAB, então, respondeu dizendo que fez contato com o advogado por mais de uma vez e não obteve retorno.
Conflito com o vice?
No quarto bloco, o tema continuou livre e quem abriu foi Noemy que questionou Juliane sobre um possível rompimento entre ela e o atual vice-presidente da subseção, Leonardo Sagrilo Santiago.Ela,então, afirmou que não houve nenhum rompimento entre os dois . No espaço de réplica, Noemy mostrou uma foto que, segundo ela, foi tirada, nesta quinta-feira, entre Santiago e um integrante da chapa dela. Na tréplica, Juliane disse que tinha conhecimento da foto e repudiou o uso da imagem como argumento no debate.
Na segunda rodada de perguntas do bloco, Juliane questionou Noemy sobre uma das propostas da sua chapa quanto a um plano de saúde. A candidata da oposição respondeu dizendo que, no passado, a OAB de Santa Maria possuía o plano de saúde e que a ideia é resgatar o benefício.
Considerações finais
O quinto e último bloco foi destinado para as considerações finais de cada candidata. Por ordem de sorteio, Noemy abriu e destacou seus 30 anos de advocacia e as ideias de trabalho.E prometeu o resgate de práticas internas que se perderam com o tempo e garantiu autonomia para todas as comissões.
Por fim, Juliane destacou as realizações da atual gestão, como a integração com a cidade de São Pedro do Sul que pertence à subseção de Santa Maria e a designação de juízes para atuar em algumas varas.
Votação
Santa Maria possui 3 mil advogados aptos a votar. Podem participar da eleição, os profissionais que estão com com a anuidade. A votação, das 9h às 17 h, ocorre por meio do site ou na sede da OAB, na Alameda Buenos Aires, 323, no Bairro Nossa Senhora das Dores. O voto é obrigatório.
A chapa que vencer assume o mandato a partir de 1º de janeiro de 2025 e administrará a subseção Santa Maria até 2027.