Foto: YouTube GZH (Reprodução)
Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), que disputam o segundo turno das Eleições 2024 à prefeitura de Santa Maria, trocaram farpas, mas também reforçaram propostas em debate promovido pela Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, nesta sexta-feira (18).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O embate durou uma hora com transmissão ao vivo pelo rádio e canal do YouTube. A estrutura foi dividida em três blocos, todos com tema livre, o que permitiu que os candidatos transitassem por assuntos recorrentes como saúde, educação e segurança pública, mas também por pautas mais específicas, como projetos para determinados espaços da cidade.
Cada bloco contou com quatro rodadas de discussões, com pergunta, resposta, réplica e tréplica. O sorteio que definiu a ordem de pergunta dos candidatos foi realizado previamente entre produção e assessorias.
Enfrentamentos
Para além de aprofundar as propostas de gestão, os candidatos também aproveitaram o momento para colocar em jogo estratégias de ataque ao concorrente. Valdeci apostou na experiência de gestão de sua chapa, formada por ele e o vice José Farret (União Brasil), ambos com oito anos à frente da prefeitura na história do município, alegando haver falta de experiência de Rodrigo e a vice Lúcia Madruga (PP).
– Não tenho nada contra o Rodrigo e a vice, mas nenhum deles tem nenhum tipo de experiência de gestão pública, administrativa, enquanto prefeitura – afirmou Valdeci.
Rodrigo rebateu, afirmando que sua chapa é composta por pessoas com experiência em gestão que se diferenciam de Valdeci, o qual considera “político profissional”.
– Sou um gestor, não sou um político profissional como o senhor (Valdeci) que tem uma carreira larga. Quando o senhor diz que eu não tenho experiência, no público, minha experiência é de quatro anos em que tive a oportunidade de aprender muito – rebateu Rodrigo.
O candidato do PSDB também criticou a aliança entre Valdeci e Farret, citando o fato de terem sido adversários no passado.
Reforço de propostas em áreas prioritárias
A menos de 10 dias para o segundo turno, o espaço de discussão foi utilizado pelos candidatos para reforçar projetos em áreas fundamentais para a população, como saúde, educação, segurança pública e transporte coletivo.
- Saúde
O tema da saúde foi levantado pelo candidato Valdeci, que questionou a não realização de projetos prometidos pela gestão atual, da qual Rodrigo faz parte. Entre eles, acabar com as filas e criação de terceiros turnos em unidades de saúde. O candidato do PSDB lembrou ações já executadas, como o turno estendido, e destacou novas propostas para a saúde como o teleagendamento e concretização dos terceiros turnos.
- Educação
Na área da educação, ambos os candidatos também aproveitaram para relembrar ações feitas em gestões das quais fizeram parte. No centro do debate, esteve a criação de turno integral para crianças e adolescentes nas escolas do município.
- Finanças
O tema do equilíbrio fiscal do município foi trazido para o debate pelo candidato Rodrigo. Ele mencionou que a transparência com as finanças é motivo de orgulho para a gestão atual e acusou o oponente de "deixar as contas no vermelho" quando foi prefeito. Por sua vez, Valdeci negou qualquer atraso de pagamento ou negligência com as contas. Além disso, alegou que iniciou o mandato com dívidas da gestão anterior, as quais foram organizadas.
- Segurança pública
A segurança pública foi uma pauta que gerou divergência entre os candidatos. Valdeci mencionou o alto número de homicídios registrados em 2024 em Santa Maria e questionou a ausência de uma secretária específica para tratar sobre a área na gestão atual. Rodrigo respondeu citando os avanços alcançados por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e afirmou que ações estão sendo realizadas para frear a onda de crimes.
- Transporte coletivo
Rodrigo trouxe o assunto da mobilidade urbana ao destacar a elaboração da licitação do transporte coletivo pela atual gestão. Segundo ele, o projeto será finalizado ainda neste ano. Em contraposição, Valdeci criticou a demora na realização e prometeu que essa será sua primeira tarefa, caso eleito.
Reconstrução após as chuvas e reafirmação de alianças
O processo de reconstrução do município após os impactos das fortes chuvas em abril e maio deste ano ocupou parte da discussão. Rodrigo afirmou que as equipes do Executivo estão dedicadas aos projetos para recebimento de recursos. Também utilizou o tempo para destacar ações já realizadas na reconstrução, como obras de contenção de encostas, desassoreamento e macrodrenagem.
Valdeci aproveitou o espaço para reafirmar sua relação próxima com o governo federal e citar a destinação de recursos para a retomada. Além disso, acusou a prefeitura de demora no encaminhamento de documentos necessários para o uso de verbas já empenhadas.
Assuntos menos recorrentes vieram à tona
Temas que nem sempre tiveram espaço nas discussões realizadas até o momento durante o período eleitoral, apareceram nesta reta final. Entre eles, a realização da Feisma – Multifeira de Santa Maria e o investimento no antigo Distrito Industrial, atual Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria.
O candidato Valdeci perguntou sobre a não realização da Feisma nos últimos anos em Santa Maria. Para ele, o evento é fundamental para o desenvolvimento econômico local e reforço da relação com os empresários. Rodrigo justificou que a realização do evento foi afetada por conta da pandemia de Covid-19 e informou que a gestão atual trabalha nos ajustes do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) do Centro Desportivo Municipal (CDM) para retomar a feira em breve.
Em relação ao Distrito Industrial, Valdeci também apontou uma falta de atenção com a área nos últimos anos e disse que pretende debater avanços para o local junto aos empresários. Rodrigo citou obras realizadas no espaço nos últimos anos e que devem ter continuidade caso seja eleito.
Leia também
- “Foi um direito conquistado a duras penas”, afirma cientista político sobre a importância do voto e impactos da abstenção
- Eleições 2024: quem não votou no 1º, pode votar no 2º turno das eleições; alerta Justiça Eleitoral