Eleições 2024: Valdeci e Rodrigo trocam farpas, mas reforçam propostas em debate nesta sexta-feira

Eleições 2024: Valdeci e Rodrigo trocam farpas, mas reforçam propostas em debate nesta sexta-feira

Foto: YouTube GZH (Reprodução)

Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), que disputam o segundo turno das Eleições 2024 à prefeitura de Santa Maria, trocaram farpas, mas também reforçaram propostas em debate promovido pela Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, nesta sexta-feira (18).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O embate durou uma hora com transmissão ao vivo pelo rádio e canal do YouTube. A estrutura foi dividida em três blocos, todos com tema livre, o que permitiu que os candidatos transitassem por assuntos recorrentes como saúde, educação e segurança pública, mas também por pautas mais específicas, como projetos para determinados espaços da cidade.

Cada bloco contou com quatro rodadas de discussões, com pergunta, resposta, réplica e tréplica. O sorteio que definiu a ordem de pergunta dos candidatos foi realizado previamente entre produção e assessorias.

Enfrentamentos

Para além de aprofundar as propostas de gestão, os candidatos também aproveitaram o momento para colocar em jogo estratégias de ataque ao concorrente. Valdeci apostou na experiência de gestão de sua chapa, formada por ele e o vice José Farret (União Brasil), ambos com oito anos à frente da prefeitura na história do município, alegando haver falta de experiência de Rodrigo e a vice Lúcia Madruga (PP). 

– Não tenho nada contra o Rodrigo e a vice, mas nenhum deles tem nenhum tipo de experiência de gestão pública, administrativa, enquanto prefeitura – afirmou Valdeci. 

Rodrigo rebateu, afirmando que sua chapa é composta por pessoas com experiência em gestão que se diferenciam de Valdeci, o qual considera “político profissional”. 

– Sou um gestor, não sou um político profissional como o senhor (Valdeci) que tem uma carreira larga. Quando o senhor diz que eu não tenho experiência, no público, minha experiência é de quatro anos em que tive a oportunidade de aprender muito – rebateu Rodrigo. 

O candidato do PSDB também criticou a aliança entre Valdeci e Farret, citando o fato de terem sido adversários no passado. 

Reforço de propostas em áreas prioritárias

A menos de 10 dias para o segundo turno, o espaço de discussão foi utilizado pelos candidatos para reforçar projetos em áreas fundamentais para a população, como saúde, educação, segurança pública e transporte coletivo. 

  • Saúde

O tema da saúde foi levantado pelo candidato Valdeci, que questionou a não realização de projetos prometidos pela gestão atual, da qual Rodrigo faz parte. Entre eles, acabar com as filas e criação de terceiros turnos em unidades de saúde. O candidato do PSDB lembrou ações já executadas, como o turno estendido, e destacou novas propostas para a saúde como o teleagendamento e concretização dos terceiros turnos. 

  • Educação

Na área da educação, ambos os candidatos também aproveitaram para relembrar ações feitas em gestões das quais fizeram parte. No centro do debate, esteve a criação de turno integral para crianças e adolescentes nas escolas do município. 

  • Finanças

O tema do equilíbrio fiscal do município foi trazido para o debate pelo candidato Rodrigo. Ele mencionou que a transparência com as finanças é motivo de orgulho para a gestão atual e acusou o oponente de "deixar as contas no vermelho" quando foi prefeito. Por sua vez, Valdeci negou qualquer atraso de pagamento ou negligência com as contas. Além disso, alegou que iniciou o mandato com dívidas da gestão anterior, as quais foram organizadas. 

  • Segurança pública

A segurança pública foi uma pauta que gerou divergência entre os candidatos. Valdeci mencionou o alto número de homicídios registrados em 2024 em Santa Maria e questionou a ausência de uma secretária específica para tratar sobre a área na gestão atual. Rodrigo respondeu citando os avanços alcançados por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e afirmou que ações estão sendo realizadas para frear a onda de crimes. 

  • Transporte coletivo

Rodrigo trouxe o assunto da mobilidade urbana ao destacar a elaboração da licitação do transporte coletivo pela atual gestão. Segundo ele, o projeto será finalizado ainda neste ano. Em contraposição, Valdeci criticou a demora na realização e prometeu que essa será sua primeira tarefa, caso eleito. 

Reconstrução após as chuvas e reafirmação de alianças 

O processo de reconstrução do município após os impactos das fortes chuvas em abril e maio deste ano ocupou parte da discussão. Rodrigo afirmou que as equipes do Executivo estão dedicadas aos projetos para recebimento de recursos. Também utilizou o tempo para destacar ações já realizadas na reconstrução, como obras de contenção de encostas, desassoreamento e macrodrenagem. 

Valdeci aproveitou o espaço para reafirmar sua relação próxima com o governo federal e citar a destinação de recursos para a retomada. Além disso, acusou a prefeitura de demora no encaminhamento de documentos necessários para o uso de verbas já empenhadas. 

Assuntos menos recorrentes vieram à tona

Temas que nem sempre tiveram espaço nas discussões realizadas até o momento durante o período eleitoral, apareceram nesta reta final. Entre eles, a realização da Feisma – Multifeira de Santa Maria e o investimento no antigo Distrito Industrial, atual Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria.

O candidato Valdeci perguntou sobre a não realização da Feisma nos últimos anos em Santa Maria. Para ele, o evento é fundamental para o desenvolvimento econômico local e reforço da relação com os empresários. Rodrigo justificou que a realização do evento foi afetada por conta da pandemia de Covid-19 e informou que a gestão atual trabalha nos ajustes do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) do Centro Desportivo Municipal (CDM) para retomar a feira em breve. 

Em relação ao Distrito Industrial, Valdeci também apontou uma falta de atenção com a área nos últimos anos e disse que pretende debater avanços para o local junto aos empresários. Rodrigo citou obras realizadas no espaço nos últimos anos e que devem ter continuidade caso seja eleito.

Leia também







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Caroline Souza

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

ENQUETE: vote em um dos temas do debate do Grupo Diário no segundo turno das eleições em Santa Maria Anterior

ENQUETE: vote em um dos temas do debate do Grupo Diário no segundo turno das eleições em Santa Maria

Representatividade da juventude encolhe nas Câmaras do Estado; confira o número de jovens eleitos na região Próximo

Representatividade da juventude encolhe nas Câmaras do Estado; confira o número de jovens eleitos na região

Política