Foto: Beto Albert
Governador cumpriu agenda na cidade na tarde desta segunda-feira. Uma das ações foi a inauguração da unidade do Tudo Fácil (foto)
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), cumpriu agenda em Santa Maria nesta segunda-feira (21). Junto com uma comitiva de secretários e deputados, ele visitou três lugares e anunciou ações e convênios importantes em três áreas: saúde, serviços e segurança pública. Durante a passagem pelo município, Leite esteve acompanhado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Saúde pública
No Hospital Regional, o governador assinou um convênio que vai repassar mais de R$ 2 milhões para aquisição de um tomógrafo computadorizado. Com isso, será possível agilizar e realizar mais exames complexos em neurologia, traumato-ortopedia, cardiologia e cirurgia vascular com mais precisão e menor exposição dos pacientes às doses de radiação. No mesmo local, também foi assinado convênio entre o governo do Estado e o Hospital de Caridade São Francisco, de Restinga Sêca, para a reforma do centro cirúrgico e da central de material esterilizado (CME). O contrato, no valor de R$ 470 mil, prevê a conclusão das obras do centro cirúrgico do município, desativado desde 2012.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Serviços estaduais
Depois disso, num prédio comercial no centro da cidade, foi inaugurada uma unidade da agência de serviços estaduais Tudo Fácil. Essa é a sexta unidade do Tudo Fácil no interior do Estado. A expectativa é de que mais de 380 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação da nova unidade, por meio de cerca de 6 mil atendimentos mensais.
A central oferecerá cerca de 60 serviços presenciais e 758 digitais, incluindo a solicitação da carteira de identidade e serviços do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS), do IPE Saúde e do IPE Prev e deve atender a pessoas de toda a Região Central do Estado, que inclui os municípios de Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi e Vila Nova do Sul.
Ações na segurança
O último local da agenda foi no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), onde Leite e o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, reuniram-se com autoridades policiais e do Executivo municipal para o anúncio das medidas que serão adotadas pelo governo estadual no combate aos crimes violentos em Santa Maria. Conforme o governador, nesta semana as equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar vão receber reforço nas equipes de patrulhamento e investigação, além de bloqueadores de sinal de celular em presídios. Essa ação foi chamada de "fecha quartel" por Leite.
– Vamos trabalhar no sistema prisional, vamos implementar bloqueadores de celulares até o final deste mês. Também trouxemos para cá o reforço do Batalhão de Choque de Porto Alegre e, também, do Batalhão de Operações Especiais. Ao todo, são 28 homens que estão dedicados a Santa Maria. Vamos colocar aqui, nos próximos dias, uma operação fecha quartel, isto é, todos os nossos policiais, inclusive os de áreas administrativas, presentes nas ruas, que vão agir com força contra esses grupos criminosos – afirmou Eduardo Leite.
Santa Maria alcança, até esta segunda-feira, 61 homicídios em 2024. O número é 10% superior ao total de assassinatos registrados em todo o ano passado, que foi de 55 mortes.
.