Foto: Arquivo Pessoal
O quarto novato na Câmara mais votado é Lorenzo Mazzine Pichinin, que foi eleito pelo PSDB para o Legislativo de Santa Maria com 1.834 votos. É o mais jovem dos 21 vereadores eleitos no domingo. Nascido em 1997, tem 26 anos. Natural de Santa Maria, trabalhou na prefeitura por quatro anos, passando pelos setores da Casa Civil, Comunicação e Saúde. Foi nesta pasta que ele trabalhou nos últimos anos e teve contato com milhares de pessoas, cuidado do atendimento de pacientes e dando retorno sobre consultas, por exemplo. Formado em Direito pela Fadisma, devido à experiência na área de saúde, decidiu cursar Biomedicina pela Estácio de Sá, onde estuda atualmente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pichinin, que explica que a pronúncia do sobrenome é “Pitinin”, deu entrevista à Rádio CDN acompanhado do pai, Gérsy Pichinin, que foi da banda santa-mariense Bruxa. O novo vereador diz sempre ter tido interesse pela política, desde 2004 acompanha as eleições e por isso vinha planejando e se preparando para concorrer.
– Vereador tem que saber legislar, tem que conhecer as leis. Acho que isso é muito importante. Então esse é um compromisso. Eu sempre deixei claro que eu sempre gostei de política e eu também sempre me preparei. Ser vereador é conhecer as leis. Eu acho que isso é fundamental.
Entre as principais propostas estão desenvolver um aplicativo de agendamento de consulta para que as pessoas não precisem enfrentar filas nas unidades de saúde e uma atenção especial aos moradores do interior, tanto com a ampliação do cronograma para que a unidade móvel de saúde vá mais vezes às localidades quanto também pela boa condição das estradas. Além disso, o vereador que assume o posto em 2025 afirma que estará presente junto à comunidade nos quatro anos e terá o gabinete aberto para dialogar com todos.
Histórico
- Natural de Santa Maria
- Nasceu em 1º/11/1997 e tem 26 anos
- Foi estudante do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Marista e concluiu os estudos na Escola Estadual de Ensino Médio professora Maria da Rocha
- Formado em Direito pela Fadisma
- Graduando de Biomedicina Ead, pela Faculdade Estácio de Sá
- Trabalhou por 4 anos na prefeitura passando pelos setores da Casa Civil, Comunicação e Saúde
- Sempre teve interesse pela política e desde 2004 acompanha as eleições
- É filiado ao PSDB desde 2015
- Integrou o Núcleo Jovem da Cacism em 2019
- Principais bandeiras defendidas: saúde, infraestrutura, educação e interior
Leia mais
Na segunda tentativa, professor da UFSM conquista vaga no Legislativo
Da engenharia civil para a política: conheça o único vereador eleito pelo Novo em Santa Maria
Estreante da Câmara, Manequinho Guilherme Badke (Republicanos) quer ampliar legado do pai