Câmara de Vereadores informa que CPI da Corsan é extinta por ter expirado prazo; confira os pronunciamentos

Câmara de Vereadores informa que CPI da Corsan é extinta por ter expirado prazo; confira os pronunciamentos

Foto Reprodução

A Câmara de Vereadores de Santa Maria publicou nota, no final da manhã desta quarta-feira (25), que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan, instalada no fim de fevereiro deste ano, foi extinta. O motivo do encerramento das atividades, segundo a Casa, ocorreu porque a comissão tinha previsão de 90 dias para realizar as investigações e apurações, mas não houve pedido de prorrogação das atividades, conforme previsão legal. Diante disso, a CPI teve as atividades encerradas, conforme nota (abaixo) publicada no site da Câmara. 


Representantes da Agergs falam à CPI da Corsan sobre a fiscalização da empresa

Câmara deve concluir nos próximos dias a análise sobre pedido de afastamento de Tubias da CPI da Corsan


O objetivo da CPI era apurar se havia irregularidades na cobrança de valores elevados nas contas da Corsan e também as constantes faltas de água na cidade. A comissão era presidida pelo vereador Tubias Callil (PL), tendo Sergio Cechin (Progressistas) como vice-presidente, e Helen Cabral (PT), como relatora.

Além da Câmara, os vereadores se pronunciaram e a Corsan se manifestou por meio de nota. Confira:


A NOTA DA CÂMARA

"A Casa Legislativa comunica que após ser provocada pela representação jurídica da Corsan/Aegea identificou - por meio dos órgãos técnicos da Casa - que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a chamada CPI da Corsan (instalada em 25 de fevereiro), não realizou pedido de prorrogação de prazo ao Plenário do Legislativo, uma vez que o prazo havia expirado desde 26 de maio de 2025 , conforme prazos estabelecidos no artigo 95 do Regimento Interno desta Casa.

Diante disso, e em estrito cumprimento à legalidade, não resta outra alternativa a não ser a extinção da referida CPI independentemente do relevante mérito do qual a mesma trata."


O que dizem os vereadores

Nas redes sociais, Callil criticou a decisão da Mesa Diretora da Casa.

– O impossível aconteceu. A Câmara, através da Mesa Diretora e de seu presidente, simplesmente acatou a solicitação da Corsan Aegea de extinguir a CPI. A CPI que está investigando aquilo que as pessoas querem, não é o que o Tubias quer. As pessoas querem que se investigue as faltas d’água, as cobranças indevidas que a Corsan vem fazendo, os abusos que vêm acontecendo na cidade de Santa Maria. A nossa função é fiscalizar e legislar. E simplesmente a presidência da Câmara e a Mesa Diretora acatam uma solicitação da Corsan para que seja extinguida a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Corsan. Ou seja, o investigado solicitou à Câmara que terminem com a CPI porque ela não respeitou o prazo. Quem não respeitou prazo foi a própria Corsan e a prefeitura, que pediram mais prazo – disse Tubias.


A vereadora Helen Cabral (PT) enviou nota também criticando a extinção da CPI:

“Sem qualquer diálogo prévio com os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria decidiu, de forma unilateral, extinguir a CPI instalada no dia 25 de fevereiro de 2025. A alegação, divulgada em nota oficial pela Direção da Casa, é a de que a CPI não teria solicitado a prorrogação de prazo ao Plenário. Essa justificativa, entretanto, ignora o artigo 163, § 6º, do Regimento Interno da Câmara, que suspende a contagem dos prazos enquanto houver pedidos de informação pendentes de resposta no âmbito das Comissões, como foi o caso da CPI da Corsan. Esse entendimento foi aplicado em CPIs anteriores nesta Casa Legislativa.”


O que diz a Corsan

"A Corsan sempre esteve e permanece à disposição do parlamento de Santa Maria, para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a prestação de serviços de saneamento na cidade", disse a Corsan por meio de nota.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Câmara explica extinção da CPI da Corsan; já parlamentar que presidia comissão diz terem Anterior

Câmara explica extinção da CPI da Corsan; já parlamentar que presidia comissão diz terem "mudado as regras do jogo"

Após uma década, Estado terá secretaria voltada às mulheres Próximo

Após uma década, Estado terá secretaria voltada às mulheres

Política