![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/991686/file/desktop/valdir1.jpg?1736528735)
Em continuidade à série com os vereadores reeleitos será apresentado mais um perfil. Por ordem alfabética, nesta edição, seria Tony Oliveira (Podemos) ou Tubias Callil (PL), mas, como não foi possível a entrevista, os perfis serão retratados em outro momento. A seguir, conheça mais um vereador que teve um recomeço e cantou a situação em prosa e versos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
“Agora, vamos apresentar, um dos irmãos Oliveira”. Da ponta de um cabo de enxada, que improvisava um microfone, era dessa forma que o menino nascido em São José da Porteirinha começava, do meio da lavoura, o seu programa “de mentirinha”. No interior de Dilermando de Aguiar, à época distrito de Santa Maria, esse era o passatempo preferido de Valdir Oliveira, que já sonhava em ser radialista. Anos depois, encontraria outro espaço de fala, o da política. Desde então, já são três mandatos (2016 a 2020; 2021 a 2024 e; 2025 a 2029).
– Foi pequenininho que comecei a sonhar e desejar um dia ser do rádio. Só que, da forma que a gente vivia na época, e a distância daquilo que eu sonhava, a realidade era como se eu alcançasse uma estrela e dissesse 'um dia eu ainda vou pegar essa estrela com a mão'.
O Oliveira que já chegou na escola doutor
Na infância, vivida no Rincão dos Oliveira, Valdir sempre foi um menino estudioso. O caminho até a escola, que passava pelos campos, muitas vezes, coberto de geada, era recompensado com o reconhecimento das professoras.
– Nunca esqueço que a minha primeira professora, que,quando cheguei na escola, ela foi me ensinar como escrevia alguma palavra e eu disse 'não, professora, eu já sei ler e escrever'. E ela me respondeu: 'mas esses Oliveiras já chegam na escola doutor'.
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/991687/file/desktop/valdir2.jpg?1736528738)
Política
Os primeiros passos de Valdir na política foram nos bastidores das campanhas do irmão Valdeci Oliveira, também do PT, em 1988 – quando saiu vitorioso da candidatura ao Legislativo pela primeira vez. Na época, o radialista não concorreu porque achava que a política poderia prejudicá-lo na carreira:
– Até diziam que eu precisava concorrer, porque eu era do rádio. Mas, naquela época, o partido era visto com maus olhos, digamos assim. E eu, como queria crescer no rádio, via aquilo como uma barreira.
Em 1996, veio a primeira candidatura. Em Dilermando de Aguiar, concorreu a prefeito e saiu derrotado por apenas 12 votos. Anos depois, em 2012, foi vice-prefeito na chapa de Helen Cabral. Foi em 2016 que ocupou seu primeiro cargo. Foram 2.564 votos na primeira disputa para vereador. A reeleição veio em 2020 e, no último pleito, foi o segundo candidato mais votado com 4.036 votos votos.
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/991688/file/desktop/valdir3.jpg?1736528741)
Valdir do rádio
A brincadeira de criança ficou séria quando, em 1985, pediu uma oportunidade na Rádio Guarathan em Santa Maria e iniciou no microfone – função que nunca deixou de desempenhar. Durante a semana, cumpre as funções no Legislativo e dedica os dias de folga para os programas, nas rádios Nativa e Imembuí.
– Nos meus 40 anos de rádio, eu nunca misturei o Valdir do rádio com o da política. Sou radical nesse sentido. Na política tem que existir a paridade de armas, como eu chamo. Seria injusto eu debater nos microfones da Tribuna e também no rádio, sendo que o outro não tem esse instrumento – diz.
O renascimento
Foi no segundo mandato que o parlamentar viveu o que, hoje, chama de renascimento. Em 2021, travou uma batalha contra a Covid-19 e, após 118 dias internado, voltou ao conforto do lar e da família. A data da alta, para ele, é impossível esquecer: 14 de junho. Duas semanas depois, já estava de volta à Câmera. No final daquele ano, outro desafio: a presidência do Legislativo.
– O nosso nascimento a gente não lembra mas, quando tu renasces, que foi o meu caso, tu lembras de uma vida anterior e como tu voltou para a vida. É extraordinário isso! Eu percebi como a minha vida importa para tanta gente. No dia que eu voltei, essa praça aqui ficou lotada uma faixa escrito “obrigado Deus, o Valdir voltou para nós” – relembra o vereador, que decidiu transformar em música o momento mais difícil da sua vida.
Sintonia com a saúde
Na saúde, em iniciativas que fortalecem a Cidade Cultura e na escuta à comunidade são as frequências que o vereador escolhe sintonizar. Ele conta que, desde o primeiro mandato, atuou no combate a violência obstétrica, no auxílio a pessoas com fibromialgia e na rede de proteção à criança e ao adolescente.
– Atuei muito nas comunidades também. Como sou um cara oriundo do interior, o pessoal se vê muito representado pelo meu mandato. Não sou um vereador de gabinete. Minha agenda é nas comunidades, direto com o povo.
Em 2025, pretende criar uma frente parlamentar em apoio ao direito das pessoas idosas e buscar a implementação de um Centro de Referência ao Idoso em Santa Maria.
Valdir Oliveira (PT)
- Natural de Dilermando de Aguiar (à época, Distrito de Santa Maria)
- 63 anos
- Radialista e apresentador do programa “Festa Campeira”, da Rádio Nativa
- Vereador pelo terceiro mandato consecutivo (2016 a 2020; 2021 a 2024 e; 2025 a 2029)
- Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1995