40 anos de rádio e recomeço recontado em prosa e versos: quem é Valdir Oliveira, vereador reeleito para seu 3º mandato

Foto: Beto Albert

Em continuidade à série com os vereadores reeleitos será apresentado mais um perfil. Por ordem alfabética, nesta edição, seria Tony Oliveira (Podemos) ou Tubias Callil (PL), mas, como não foi possível a entrevista, os perfis serão retratados em outro momento. A seguir, conheça mais um vereador que teve um recomeço e cantou a situação em prosa e versos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

“Agora, vamos apresentar, um dos irmãos Oliveira”. Da ponta de um cabo de enxada, que improvisava um microfone, era dessa forma que o menino nascido em São José da Porteirinha começava, do meio da lavoura, o seu programa “de mentirinha”. No interior de Dilermando de Aguiar, à época distrito de Santa Maria, esse era o passatempo preferido de Valdir Oliveira, que já sonhava em ser radialista. Anos depois, encontraria outro espaço de fala, o da política. Desde então, já são três mandatos (2016 a 2020; 2021 a 2024 e; 2025 a 2029).


– Foi pequenininho que comecei a sonhar e desejar um dia ser do rádio. Só que, da forma que a gente vivia na época, e a distância daquilo que eu sonhava, a realidade era como se eu alcançasse uma estrela e dissesse 'um dia eu ainda vou pegar essa estrela com a mão'.


O Oliveira que já chegou na escola doutor 

Na infância, vivida no Rincão dos Oliveira, Valdir sempre foi um menino estudioso. O caminho até a escola, que passava pelos campos, muitas vezes, coberto de geada, era recompensado com o reconhecimento das professoras.

–  Nunca esqueço que a minha primeira professora, que,quando cheguei na escola, ela foi me ensinar como escrevia alguma palavra e eu disse 'não, professora, eu já sei ler e escrever'. E ela me respondeu: 'mas esses Oliveiras já chegam na escola doutor'.

Na rotina, como bom apreciador da cultura gaúcha, não falta o chimarrãoFoto: Beto Albert


Política 

Os primeiros passos de Valdir na política foram nos bastidores das campanhas do irmão Valdeci Oliveira, também do PT, em 1988 – quando saiu vitorioso da candidatura ao Legislativo pela primeira vez. Na época, o radialista não concorreu porque achava que a política poderia prejudicá-lo na carreira:

– Até diziam que eu precisava concorrer, porque eu era do rádio. Mas, naquela época, o partido era visto com maus olhos, digamos assim. E eu, como queria crescer no rádio, via aquilo como uma barreira.

Em 1996, veio a primeira candidatura. Em Dilermando de Aguiar, concorreu a prefeito e saiu derrotado por apenas 12 votos. Anos depois, em 2012, foi vice-prefeito na chapa de Helen Cabral. Foi em 2016 que ocupou seu primeiro cargo. Foram 2.564 votos na primeira disputa para vereador. A reeleição veio em 2020 e, no último pleito, foi o segundo candidato mais votado com 4.036 votos votos. 

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)


Valdir do rádio 

A brincadeira de criança ficou séria quando, em 1985, pediu uma oportunidade na Rádio Guarathan em Santa Maria e iniciou no microfone – função que nunca deixou de desempenhar. Durante a semana, cumpre as funções no Legislativo e dedica os dias de folga para os programas, nas rádios Nativa e Imembuí.

– Nos meus 40 anos de rádio, eu nunca misturei o Valdir do rádio com o da política. Sou radical nesse sentido. Na política tem que existir a paridade de armas, como eu chamo. Seria injusto eu debater nos microfones da Tribuna e também no rádio, sendo que o outro não tem esse instrumento – diz. 


O renascimento 

Foi no segundo mandato que o parlamentar viveu o que, hoje, chama de renascimento. Em 2021, travou uma batalha contra a Covid-19 e, após 118 dias internado, voltou ao conforto do lar e da família. A data da alta, para ele, é impossível esquecer: 14 de junho. Duas semanas depois, já estava de volta à Câmera. No final daquele ano, outro desafio: a presidência do Legislativo.

– O nosso nascimento a gente não lembra mas, quando tu renasces, que foi o meu caso, tu lembras de uma vida anterior e como tu voltou para a vida. É extraordinário isso! Eu percebi como a minha vida importa para tanta gente. No dia que eu voltei, essa praça aqui ficou lotada uma faixa escrito “obrigado Deus, o Valdir voltou para nós” – relembra o vereador, que decidiu transformar em música o momento mais difícil da sua vida. 

Após a internação por Covid-19, Valdir escreveu um livro e entregou ao presidente LulaFoto: Ricardo Stuckert


Sintonia com a saúde 

Na saúde, em iniciativas que fortalecem a Cidade Cultura e na escuta à comunidade são as frequências que o vereador escolhe sintonizar. Ele conta que, desde o primeiro mandato, atuou no combate a violência obstétrica, no auxílio a pessoas com fibromialgia e na rede de proteção à criança e ao adolescente.

– Atuei muito nas comunidades também. Como sou um cara oriundo do interior, o pessoal se vê muito representado pelo meu mandato. Não sou um vereador de gabinete. Minha agenda é nas comunidades, direto com o povo.

Em 2025, pretende criar uma frente parlamentar em apoio ao direito das pessoas idosas e buscar a implementação de um Centro de Referência ao Idoso em Santa Maria.


Valdir Oliveira (PT)

  • Natural de Dilermando de Aguiar (à época, Distrito de Santa Maria)
  • 63 anos
  • Radialista e apresentador do programa “Festa Campeira”, da Rádio Nativa
  • Vereador pelo terceiro mandato consecutivo (2016 a 2020; 2021 a 2024 e; 2025 a 2029) 
  • Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1995


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Gestores compartilham experiências e demandas no 1º Fórum de Prefeitos Anterior

Gestores compartilham experiências e demandas no 1º Fórum de Prefeitos

Autoridades pedem responsabilização por tentativa de golpe Próximo

Autoridades pedem responsabilização por tentativa de golpe

Política