
Foto: Redes Sociais (Reprodução)
As mortes de Djênifer Meder, 41 anos, e Pietro Meder, 10, comoveram a população de São Martinho da Serra. Mãe e filho não resistiram a uma colisão frontal envolvendo o carro em que estavam e um micro-ônibus, na RSC-287, em Vale do Sol, na tarde de terça-feira (11). Eles serão sepultados no início da noite desta quarta-feira (12). Uma menina, filha e irmã das vítimas, que também estava no carro, está internada em Porto Alegre e seu estado de saúde é grave.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Djeni, que dirigia o carro modelo Renault Sandero, emplacado em São Martinho da Serra, era esposa de um policial militar que está atuando na Operação Golfinho, no Litoral Norte do Estado. Ela estaria retornando do litoral com os filhos quando aconteceu o acidente. A família morava em Campinas, localidade de São Martinho da Serra.
Ela era conselheira tutelar no município. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram a partida precoce de mãe e filho:
A prefeitura publicou uma nota de pesar por meio das redes sociais e decretou luto oficial de três dias. A publicação contém mais de 360 comentários, em sua maioria de pessoas desejando pêsames. Confira:
Pietro era aluno da Escola Estadual de Educação Básica Professora Lelia Ribeiro, que também lamentou o fato:
"A comunidade está abalada com a tragédia que assolou em nosso município com falecimento da conselheira tutelar e o seu filho o qual seria nosso aluno. Assim foi decretado luto oficial no município e portanto as aulas irão iniciar somente dia 17/02, segunda feira, nos mesmos horários já divulgados anteriormente. Contamos com a compreensão de todos. A Direção."
Além disso, o menino era integrante da Invernada Mirim do CTG Galpão Alegre, em São Martinho da Serra, que também lamentou a perda de mãe e filho, além de pedir uma corrente de orações pela menina que está internada:
A Sociedade Espírita Mariazinha Rosa também lamentou o fato. De acordo com o texto de pesar, Djeni e Pietro frequentaram o espaço por um tempo. "A Sociedade Espirita Mariazinha ROSA estende a energia de luz e paz para nossa irmã e amiga Djeni E Honorio Meder que por um período fez parte da nossa família, assim como seu filho Pietro", diz a publicação.
Além disso, amigos, conhecidos e colegas também usaram as redes sociais para homenagear as vítimas.
"Com muita tristeza nos despedimos de nossa amiga e colega Djeni Meder e seu filho Pietro Meder Mezzomo, que faziam parte de nosso cotidiano e assim nos deixaram cheios de lembranças e um conselho tutelar mais vazio. Djeni era uma mulher que vivia cada momento intensamente, dedicada e determinada no cuidado a garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes.D eixamos aqui nossa homenagem e o desejo de que a família tenha força para enfrentar este difícil momento. Família Tutelar em Luto", diz a publicação de uma colega de Djeni.
Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, a secretária de Assistência Social de São Martinho, Janete Secchi, resumiu o sentimento da cidade com esse fato:
– Para nós, hoje é um dia muito triste. São Martinho está em luto. Djeni era uma pessoa muito atuante na comunidade. Era uma pessoa alto astral, alegre e disposta. Era uma ótima conselheira tutelar e vai deixar uma lacuna muito grande. Ela estava voltando do litoral para retornar aos trabalhos hoje (quarta), mas aconteceu essa tragédia na volta.
Passageira segue em estado grave
Filha e irmã das vítimas, uma menina estava no banco dos passageiros e ficou gravemente ferida. Ela foi socorrida e levada para o hospital de Santa Cruz do Sul. Ainda pela madrugada, foi transferida para Porto Alegre, onde foi submetida a cirurgia. Seu estado de saúde é grave e os médicos aguardam as próximas 48 horas, consideradas fundamentais, para analisar a sua situação.
Despedida
O velório de mãe e filho, que está sob a responsabilidade da funerária Caminho da Paz, iniciou na tarde desta quarta-feira. O sepultamento de ambos está programado para as 19h no Cemitério de São Martinho da Serra.
Relembre o acidente

O acidente ocorreu na tarde de terça-feira (11), na RSC-287, em Vale do Sol, e envolveu um carro com placas de São Martinho da Serra e um micro-ônibus, de Santa Cruz do Sul. Segundo testemunhas, houve uma colisão frontal entre os veículos.
Com o impacto, a motorista e um dos passageiros do carro morreram na hora. Já a outra passageira foi socorrida em estado grave. O carro ficou totalmente destruído. No micro-ônibus, estavam o motorista e quatro passageiros, que não ficaram feridos.
O trânsito ficou em meia-pista para o atendimento da ocorrência e retirada dos veículos. O Comando Rodoviário da Brigada Militar liberou a pista somente por volta das 22h30min.
Leia mais:
- Prefeitura de São Martinho da Serra decreta luto oficial por morte de conselheira tutelar e filho em acidente na RSC-287
- Identificadas vítimas fatais de acidente na RSC-287
- Mulher e criança morrem em acidente na RSC-287; vítimas são da região