
Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por descumprir medidas protetivas após perseguir a ex-companheira no centro de Santa Maria. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (13).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, a vítima relatou que estava sendo perseguida pelo homem desde a saída de casa. Quando chegou no Centro, dirigiu-se até a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), localizada na Rua Duque de Caxias, e pediu ajuda.
Neste momento, o suspeito teria entrado na delegacia atrás da mulher e precisou ser imobilizado pelos policiais.
A vítima tinha medidas protetivas contra o homem, que foi preso em flagrante. Além disso, ele teria antecedentes por lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. Ele foi levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Função da Delegacia Especializada
A Deam de Santa Maria é coordenada pela delegada titular Elizabete Shimomura. Focada totalmente em abraçar todas as mulheres que se identificam com o sexo feminino e que chegam vulneráveis em busca de ajuda após sofrerem algum tipo de violência doméstica, recebe e registra as denúncias das vítimas, solicita medidas protetivas, transporta as vítimas para um local seguro, além de buscar os pertences das vítimas ou seus filhos em casa, caso seja necessário.
Antigamente, o foco da delegacia era tratar casos de violência de gênero que se restringiam a uma relação amorosa, tanto heteroafetiva quanto homoafetiva. Porém, esse tipo de violência aumentou em outros âmbitos e isso foi adaptado. Por isso, são atendidos denúncias em que uma mulher relata sofrer ameaça de um ex-companheiro ou ex-companheira, até uma idosa que sofre violência do neto usuários de drogas, por exemplo.
A delegacia atende as mais variadas formas de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.
O que é uma medida protetiva?
Medidas protetivas podem ser solicitadas logo após o registro da ocorrência e costumam ter um prazo de 6 meses, em média, podendo ser renovadas. Qualquer tipo de tentativa de aproximação física ou contato (seja por meio de ligações ou pelas redes sociais por parte do agressor) configura uma quebra de medida e deve ser denunciada. Nesses casos, o denunciado é preso de forma preventiva.
Como pedir ajuda em Santa Maria
Mulheres vítimas de violência podem recorrer à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Maria (DPPA). Em caso de descumprimento de medidas protetivas, é possível acionar o 190 ou a Polícia Civil pelo WhatsApp: (55) 9 8423-2339.
Leia mais: