Um incêndio em uma boate deixou ao menos 59 pessoas mortas e 155 feridas, na Macedônia do Norte. O fato ocorreu na madrugada deste domingo (16). As idades das vítimas variam de 16 a 24 anos, segundo a chefe do Hospital Geral de Kochani, doutora Kristina Serafimova, de acordo com o meio de comunicação estatal MIA. A maioria das vítimas fatais foi pisoteada, ela acrescentou.
O ministro do Interior, Panche Toshkovski, disse que os efeitos pirotécnicos no palco desencadearam o incêndio, que se espalhou rapidamente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o G1, o incidente foi registrado na boate "Pulse", em Kocani, no nordeste do país, a cerca de 100 km da capital, Skopje. Autoridades locais confirmaram que o incêndio começou durante o show do grupo de hip-hop DNK, um dos mais populares do país. Vários integrantes da banda estão entre os mortos, incluindo Andrej Gjorgieski, um dos vocalistas principais. Registros do momento em que o incêndio começou tomaram conta das redes sociais:
As chamas se alastraram rapidamente para o teto, feito de material inflamável, o telhado do clube. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam no local, de acordo com a imprensa da Macedônia. O clube noturno estava em um edifício que, anteriormente, funcionava como um depósito de tapetes.
As causas do incêndio e as responsabilidades continuam sendo investigadas pela polícia. Mais cedo, Toshkovsk anunciou que quatro pessoas foram presas, sem fornecer mais detalhes; a mídia local informa que o dono da boate está entre os detidos.
O ministro da Saúde, Arben Taravari, informou que 118 pessoas foram hospitalizadas, das quais 18 estão em estado crítico. O ministro também declarou que recebeu ofertas de assistência dos países vizinhos, incluindo Albânia, Bulgária, Grécia e Sérvia.
Papa Francisco lamenta tragédia
O papa Francisco lamentou as mortes. As condolências foram enviadas através de um telegrama assinado pelo cardeal Pietro Parolin.
“O Santo Padre instrui Sua Excelência a transmitir às famílias dos falecidos, na maioria jovens, a expressão de suas profundas condolências, significando sua proximidade espiritual aos feridos”, destaca o comunicado endereçado ao bispo de Skopje, Dom Kiro Stojanov.
No dia 27 de janeiro de 2013, incêndio na boate Kiss matou 242 pessoas

Há um pouco mais de 12 anos, na madrugada no dia 27 de janeiro de 2013, o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, deixou 242 mortos e mais de 600 pessoas feridas. O incêndio teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, quando as chamas de dispositivos pirotécnicos alcançaram o teto do local e se alastraram rapidamente. Atualmente, os quatro réus condenados pela tragédia estão presos.
O coletivo Kiss Que Não se Repita publicou, por meio de suas redes sociais, a notícia do incêndio na Macedônia do Norte, fazendo alusão à tragédia de 2013. A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) também se manifestou:
Leia mais:
- Falência da Kiss: após parecer favorável da Justiça, Netflix se nega a participar de possível acordo indenizatório
- “Fiquei feliz porque é a representatividade do corpo com deficiência e da pessoa com queimaduras”, afirma Kelen Ferreira após virar inspiração para boneca Barbie
- Caso Kiss: entenda os próximos passos do processo que retorna ao Tribunal de Justiça do RS