VÍDEO: incêndio causado por efeitos pirotécnicos em boate na Macedônia do Norte deixa 59 pessoas mortas; Papa Francisco lamenta tragédia

Um incêndio em uma boate deixou ao menos 59 pessoas mortas e 155 feridas, na Macedônia do Norte. O fato ocorreu na madrugada deste domingo (16). As idades das vítimas variam de 16 a 24 anos, segundo a chefe do Hospital Geral de Kochani, doutora Kristina Serafimova, de acordo com o meio de comunicação estatal MIA. A maioria das vítimas fatais foi pisoteada, ela acrescentou.

O ministro do Interior, Panche Toshkovski, disse que os efeitos pirotécnicos no palco desencadearam o incêndio, que se espalhou rapidamente.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


De acordo com o G1, o incidente foi registrado na boate "Pulse", em Kocani, no nordeste do país, a cerca de 100 km da capital, Skopje. Autoridades locais confirmaram que o incêndio começou durante o show do grupo de hip-hop DNK, um dos mais populares do país. Vários integrantes da banda estão entre os mortos, incluindo Andrej Gjorgieski, um dos vocalistas principais. Registros do momento em que o incêndio começou tomaram conta das redes sociais:


As chamas se alastraram rapidamente para o teto, feito de material inflamável, o telhado do clube. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam no local, de acordo com a imprensa da Macedônia. O clube noturno estava em um edifício que, anteriormente, funcionava como um depósito de tapetes.


As causas do incêndio e as responsabilidades continuam sendo investigadas pela polícia. Mais cedo, Toshkovsk anunciou que quatro pessoas foram presas, sem fornecer mais detalhes; a mídia local informa que o dono da boate está entre os detidos.


O ministro da Saúde, Arben Taravari, informou que 118 pessoas foram hospitalizadas, das quais 18 estão em estado crítico. O ministro também declarou que recebeu ofertas de assistência dos países vizinhos, incluindo Albânia, Bulgária, Grécia e Sérvia.


Papa Francisco lamenta tragédia
O papa Francisco lamentou as mortes. As condolências foram enviadas através de um telegrama assinado pelo cardeal Pietro Parolin.

“O Santo Padre instrui Sua Excelência a transmitir às famílias dos falecidos, na maioria jovens, a expressão de suas profundas condolências, significando sua proximidade espiritual aos feridos”, destaca o comunicado endereçado ao bispo de Skopje, Dom Kiro Stojanov.


No dia 27 de janeiro de 2013, incêndio na boate Kiss matou 242 pessoas

Foto: Germano Rorato (BD, 27/01/2013)


Há um pouco mais de 12 anos, na madrugada no dia 27 de janeiro de 2013, o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, deixou 242 mortos e mais de 600 pessoas feridas. O incêndio teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, quando as chamas de dispositivos pirotécnicos alcançaram o teto do local e se alastraram rapidamente. Atualmente, os quatro réus condenados pela tragédia estão presos


O coletivo Kiss Que Não se Repita publicou, por meio de suas redes sociais, a notícia do incêndio na Macedônia do Norte, fazendo alusão à tragédia de 2013. A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) também se manifestou:


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Universitário detido pela Brigada Militar na Calourada na Gare se pronuncia; confira o posicionamento da BM e da UFSM Anterior

Universitário detido pela Brigada Militar na Calourada na Gare se pronuncia; confira o posicionamento da BM e da UFSM

Briga no centro de São João do Polêsine termina com policial agredida e outra mulher ferida Próximo

Briga no centro de São João do Polêsine termina com policial agredida e outra mulher ferida

Polícia/Segurança