Foto: Nathália Schneider (Diário)
O acidente que causou a morte do casal de motociclistas Otávio Henrique Carneiro da Silva, 21 anos, e Yasmim Pacheco, 20, completará um mês nesta terça-feira (16). Para não deixar a data passar em branco, familiares organizam um protesto em Cachoeira do Sul, cidade natal do jovem. O motorista Lucas Diefenthaler, 41 anos, que conduzia o Gol que atingiu a motocicleta das vítimas na BR-158, em Santa Maria, estava alcoolizado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa do protesto partiu da família de Otávio que, em sua maioria, reside em Cachoeira do Sul. O principal objetivo desse protesto será pedir novamente por justiça pelas mortes precoces dos jovens e questionar a liberdade do motorista, solto dois dias depois do acidente.
Segundo Elton Siqueira, 50 anos, pai de Otávio, o protesto tem previsão de início às 17h. Os manifestantes sairão do Hotel União, um ponto tradicional da cidade, e irão até a sede do Ministério Público (MP).
Segunda manifestação prevista para ocorrer em Santa Maria
No próximo sábado (20), também às 17h, está programada uma segunda manifestação em Santa Maria. Ao contrário da primeira, ocorrida em uma tarde chuvosa do dia 22 de dezembro, que saiu do Bairro Tancredo Neves e seguiu até a sede do MP de Santa Maria, essa terá um trajeto diferente:
– Sairemos novamente da Tancredo Neves, pegando a BR-158, acessando a Avenida Walter Jobim, em direção à Avenida Presidente Vargas. Depois, desceremos a Rio Branco até a Gare. Como será em um sábado, o MP estará sem funcionamento, então mudamos o foco – afirma Siqueira.
Ao chegarem lá, todos farão uma rodada de orações pelo casal. Será uma forma diferente de manifestar a dor:
– Não queremos atrapalhar o trânsito da cidade. Faremos um clamor pela justiça através de oração. E, depois, todos estarão liberados - diz o pai do jovem.
Segundo a família de Otávio, o inquérito ainda não foi concluído. Atualmente, o motorista está em liberdade.
Relembre o caso
A colisão traseira ocorreu na noite do dia 16 de dezembro, quando o motorista de 41 anos, que conduzia um Gol, emplacado em Santa Maria, atropelou o casal de namorados que tripulava uma motocicleta Honda CB 600 Hornet, na BR-158, em Santa Maria. Com o impacto, os dois morreram no local.
O motorista, Lucas Diefenthaler, realizou o teste do bafômetro, cujo resultado foi positivo para ingestão de álcool, o que caracteriza crime de trânsito. Ele estava preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), após dar alta do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), para onde foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda na noite do acidente, ficando sob custódia da Brigada Militar.
A decisão judicial concedeu liberdade ao motorista. Diefenthaler ficou com a responsabilidade de comparecer a todos os atos processuais quando for intimado, manter endereço e telefone atualizados e bom comportamento.
Leia mais:
- Motorista embriagado que atropelou e matou casal de namorados foi solto dois dias depois em Santa Maria
- Casal que morreu em acidente provocado por motorista bêbado na BR-158 havia completado três anos de namoro na sexta-feira
- "Vamos ter que aprender a conviver com a dor de perder os dois", diz familiar de casal que morreu em acidente com motorista bêbado