🔒exclusivo assinantes

Um ano sem Otávio e Yasmim: familiares do casal morto em acidente na BR-158 organizam novo protesto no sábado

Um ano sem Otávio e Yasmim: familiares do casal morto em acidente na BR-158 organizam novo protesto no sábado

Foto: Beto Albert (Diário)

No dia 16 de dezembro, a morte do casal Otávio Henrique Carneiro da Silva, 21 anos, e Yasmim Pacheco, 20, completará um ano. Os jovens estavam em uma motocicleta que foi atingida por um veículo em alta velocidade na BR-158, próximo à entrada do Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria. O motorista responde o processo em liberdade. Por isso, um protesto está programado para ocorrer neste sábado (14), a partir das 16h30min. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Esse será o quarto protesto feito para o casal. Além de ser alusivo à data da tragédia, também irá pedir por mudanças na legislação relacionada aos crimes de trânsito.


– A movimentação não é somente sobre o fato em si. Queremos pedir mudanças na lei, nas fiscalizações e que o processo ande – afirma Elton Siqueira, 58 anos, pai de Otávio. 


O ponto de encontro deve ser no Posto Padoin, na Avenida Walter Jobim. Depois, em carreata, os manifestantes devem seguir até a sede do Ministério Público (MP), na Alameda Montevidéu, no Bairro Nossa Senhora das Dores. No local, tanto os familiares de Yasmin quanto de Otávio deverão discursar. 


Seja de carro ou moto, todos aqueles que quiserem se juntar à manifestação serão bem-vindos, afirma Elton. 


Os familiares e amigos do casal publicaram o convite por meio das redes sociais:


Relembre os outros protestos

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)


O primeiro protesto foi realizado na tarde do dia 22 de dezembro de 2023. Em uma sexta-feira chuvosa, a carreata começou no Ginásio do Oreco, no Bairro Tancredo Neves, às 17h, e seguiu até a sede do Ministério Público. Dezenas de carros e motos com banners e imagens estampadas do casal buzinavam durante o trajeto e, sobretudo, na chegada ao MP.


Quando o acidente completou um mês, no dia 16 de janeiro deste ano, uma nova manifestação foi realizada, mas em Cachoeira do Sul, terra natal do motociclista. Na ocasião, os manifestantes saíram do Hotel União, um ponto tradicional da cidade, passaram pelas principais ruas de Cachoeira do Sul e seguiram até a sede do Ministério Público (MP). Cerca de 120 pessoas estiveram presentes. 


Ainda em janeiro, uma segunda manifestação foi realizada em Santa Maria, em um trajeto que saiu da zona oeste do município e seguiu até a Gare. No local, familiares discursaram e fizeram uma rodada de orações pelo casal.


Andamento do caso

Conforme a ocorrência policial na época, Lucas Diefenthaler, 41 anos, dirigia um Gol quando colidiu contra a traseira da moto onde estava o casal. Após o acidente, ele foi submetido ao bafômetro pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que resultou em 1,02 miligrama de álcool por litro de ar expelido, e na contraprova 0,99 mg/l, o que caracteriza crime de trânsito.


motorista chegou a ser levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), mas foi solto dois dias depois, sob algumas condições. Ele teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada, perdendo a permissão para dirigir e não poderia sair de Santa Maria. 


A família de Yasmim é representada na Justiça pelos advogados Daniel Tonetto e Bernardo Raddatz. Segundo Raddatz, o motorista foi denunciado foi homicídio com dolo eventual, quando não há a intenção de provocar a morte mas se assume o risco de matar. advogado explica que o acusado teria descumprido as medidas cautelares impostas pela Justiça, por isso a defesa teria entrado com pedido de prisão preventiva, que foi negado.


O processo está na 1º fase do júri e que uma primeira audiência está programada para ocorrer em janeiro de 2025, no qual testemunhas serão ouvidas. O objetivo da defesa é levar o caso ao Tribunal do Júri. 


O Diário tentou contato com a defesa de Lucas, que não foi localizada. O espaço está aberto para um posicionamento. 


Leia mais:








Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maria Júlia Corrêa

POR

Maria Júlia Corrêa

julia.correa@diariosm.com.br

Soldado morre após acidente com viatura militar no Cism; outros três militares estão feridos Anterior

Soldado morre após acidente com viatura militar no Cism; outros três militares estão feridos

Próximo

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto na barragem do DNOS em Santa Maria

Polícia/Segurança