
Foto: Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Bloqueado desde a manhã de tetrça (17), agora o fluxo funciona formato de pare e siga somente para os seguintes veículos: motos, carros, vans, micro-ônibus e veículos de segurança.
O trecho na ponte sobre a Várzea do Rio Toropi, no km 312,4 da BR-287, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, foi liberado às 9h desta sexta-feira (20) para veículos leves e de emergência. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o trânsito no local será em sistema pare e siga, permitido apenas para carros, motos, vans, micro-ônibus e viaturas das forças de segurança. O trecho estava totalmente bloqueado desde a manhã de terça-feira (17) devido à elevação do nível da água na pista.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Veículos de carga, caminhões e ônibus de linha continuam proibidos de transitar pela ponte, que ainda passa por reforço estrutural. A rota alternativa para esses veículos segue sendo por Cacequi, utilizando a ERS-640, BR-158 (Rosário do Sul-Santa Maria) até a BR-287
Ainda segundo o Dnit, desde o bloqueio do desvio devido às chuvas, equipes têm atuado para viabilizar o retorno do tráfego e garantir o acesso a serviços essenciais e de saúde, especialmente ao Hospital Universitário (Husm) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
As obras na ponte seguem com execução de serviços de reforço estrutural. A conclusão está prevista para 15 de julho, quando o tráfego será totalmente liberado.
Sobre rodovias estaduais, o trecho na RSC-287, km 227, na várzea do Rio Vacacaí-Mirim, trânsito está liberado desde a tarde de quinta-feira (20).
Situação das estradas na região
Rodovias estaduais
- Na ERS-511, em Arroio Grande, bloqueio total no km 5 por queda da cabeceira de uma ponte. Também há bloqueio km 3, onde o asfalto cedeu
- Na ERS-149, km 157, entre Nova Palma e Pinhal Grande, segue o bloqueio parcial devido a deslizamento de terra
- Também na ERS-149, em Faxinal do Soturno, no km 150, segue o bloqueio parcial. Também houve deslizamento de terra no local.
Rodovias federais
- Na RSC-287, km 227, na várzea do Rio Vacacaí-Mirim, trânsito já está liberado.
- O único ponto de bloqueio é no km 167 da RSC-287, entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul.