
Foto: Luciano Souza (Divulgação)
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada, subordinada ao comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), realizou na última quarta-feira (21) uma cerimônia de apresentação das Viaturas Blindadas de Combate de Cavalaria Centauro II BR, as primeiras a entrar em operação no Brasil, dentro do Programa Estratégico Forças Blindadas. O chamado Apronto Operacional da Força de Prontidão ocorreu no Campo de Parada Capitão José Pessôa, no Bairro Boi Morto, após a fase de testes operacionais e capacitação técnica de militares.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As viaturas entram em operação oficialmente com o tradicional batismo. Os nomes “Santa Maria” e “Osório” foram dados aos primeiros Centauros do Exército Brasileiro, como forma de homenagear a cidade, considerada a Capital dos Blindados, e ao patrono da arma de Cavalaria Marechal Osório.
Segundo o comandante da 6ª Brigada, general Marcus Augusto Bastos Neuvald, este é um salto significativo na capacidade operativa, dadas as características e qualidades que a viatura possui, em termos de alcance e de reforço de ação de choque.
– É uma das principais viaturas caça tanques existentes nos exércitos do mundo – destacou.
O projeto de aquisição da viatura Centauro teve início em 2021, e está dimensionado para cerca de 15 anos de entregas, totalizando 98 unidades.
O Centauro é fabricado na Itália, mas, futuramente, será produzido no Brasil. As primeiras viaturas passam a equipar os pelotões do 6ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, subordinado ao comando da 6ª Brigada.
O veículo é preparado para ações de reconhecimento, operações de segurança (proteção e cobertura) que exigem deslocamentos longos, rápidos e normalmente em estradas, podendo atingir 95 km/h. O canhão principal pode atingir alvos a mais de quatro quilômetros, com a utilização de visão diurna ou termal. O treinamento dos militares que irão operar o Centauro ocorreu em dezembro do ano passado.