Após a morte da única vereadora de Formigueiro nesta terça-feira (17), políticos do PT utilizaram suas redes sociais para cobrar rigor na investigação do caso. Elisane Rodrigues dos Santos, 49 anos, foi encontrada morta a facadas nesta manhã, no interior do município.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Elisane foi encontrada na localidade de Rincão dos Machado por agricultores, com pelo menos 10 marcas de facadas na região do pescoço.
Maria do Rosário
A deputada Federal, durante sessão na Câmara dos Daputados, utilizou do microfone do plenário para lamentar a morte de vereadora. "Quero, em nome do Partido dos Trabalhadores, nos solidarizarmos com sua família e com a comunidade de Formigueiro. E o Rio Grande do Sul precisa se dar conta, nós não podemos naturalizar as mortes violentas de forma alguma".
Valdeci Oliveira
O deputado estadual Valdeci Oliveira lamentou a morte da vereadora, por meio de nota, afirmando que ela teria sido "brutalmente assassinada", o que é "revoltante e inaceitável".
"Mesmo ainda impactados pela notícia, desde já, nós nos somamos aos familiares, amigos e colegas de trabalho no pedido por justiça e por punição ao responsável por esse crime bárbaro", diz a nota.
O deputado publicou em suas redes sociais, na noite desta terça-feira, que irá ao município de Formigueiro nesta quarta para acompanhar o velório e sepultamento da vereadora, além de "acompanhar de perto a investigação" junto dos deputados federais Maria do Rosário e Paulo Pimenta. Confira:
Em março deste ano, em função do seu reconhecido trabalho político e social em Formigueiro, Elisane foi homenageada por Valdeci com o Prêmio Mulheres de Luta 2025, juntamente com outras lideranças femininas do Rio Grande do Sul.
Paulo Pimenta
Em suas redes sociais, o deputado federal disse estar "profundamente sensibilizado" e indignado "pela forma cruel e bárbara" da morte da vereadora. Segundo ele, pela maneira como Elisane foi morta, trata-se de um "crime de ódio". Confira:
Relembre o caso
O corpo da parlamentar do PT foi encontrado caído ao lado de seu carro, em uma estrada na localidade de Rincão dos Machado. Segundo o site Formigueiro Real, a vereadora teria sido encontrada por agricultores da região. Ela apresentava pelo menos 10 marcas de facadas, a maioria na área do pescoço. O crime teria acontecido entre o final da noite de segunda e a manhã desta terça, já que a vereadora chegou a participar da sessão de segunda à noite.
Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, nenhum objeto pessoal da vítima teria sido levado. Segundos as autoridades, foram encontrados no local a bolsa com carteira, celular, dinheiro e cartões de banco.
Elisane exercia seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Formigueiro. Era a única mulher entre nove parlamentares. O Legislativo decretou luto oficial de três dias.
