Policial é homenageado pela Câmara dos Vereadores após evitar incêndio em escola de São Martinho da Serra

Policial é homenageado pela Câmara dos Vereadores após evitar incêndio em escola de São Martinho da Serra

Foto: Arquivo Pessoal

Soldado Guterres, 34 anos, discursa após ser homenageado na Câmara dos Vereadores de São Martinho da Serra

O soldado da Brigada Militar Cezar Guterres da Rosa, 34 anos, foi homenageado, na última segunda-feira (9), pela Câmara dos Vereadores de São Martinho da Serra, por um ato de bravura realizado por ele  na Escola Municipal José Miollo, que fica na localidade de Campinas. No ano passado, o PM ministrava uma aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para os alunos do 5º ano quando um curto-circuito teve início. Foi necessário agir de forma rápida para, sozinho, conter as chamas e salvar as crianças. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na manhã de 18 de novembro de 2024, Guterres, que é instrutor do Proerd há nove anos, estava ministrando aula do projeto, quando ouviu um estrondo vindo do sótão da escola. Na sequência, a energia elétrica acabou. 


– Saí para o corredor para ver o que estava acontecendo e uma das professoras avistou em uma das frestas do forro que havia fogo vindo de lá. Houve um curto-circuito na fiação elétrica, e as chamas se espalharam pelo forro e o telhado – conta o soldado.


Foi nesse momento que o soldado pensou de forma ágil: precisava resolver a situação. Evacuou a escola, que naquele turno contava com 40 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O policial teve a ajuda dos professores:


– Desligamos os disjuntores e colocamos as crianças em um ônibus fora da escola, em segurança. As professoras me ajudaram a controlar os alunos lá, enquanto eu tratei de apagar as chamas. 


A partir disso, Guterres, sozinho, iniciou o combate ao incêndio no sótão, para evitar que as chamas de espalhassem pelo restante da escola. Foi necessário usar praticamente todos os extintores da instituição de ensino para conter o fogo. 


– Com o último extintor, consegui apagar o fogo. As chamas ficaram somente no sótão e não se espalharam pelas salas nem pelo corredor. Fiquei feliz não somente por conter o fogo, mas também por conseguir evitar que o prédio ficasse danificado, já que a escola é o local de aprendizado de muitas crianças do interior da cidade – revela o policial.


A diretora da instituição, Angélica Medianeira Porto da Silva, 52 anos, conta que os bombeiros chegaram a ser chamados por telefone, porém, Guterres conseguiu controlar a situação sozinho. Ainda no mesmo dia, técnicos da prefeitura foram até o local e fizeram a troca dos cabos danificados.


– O policial conseguiu controlar a situação com muita segurança e tranquilidade. Ele estava no lugar certo na hora certa. Tem uma frase que ele costuma dizer, que é: "somos anjos de uma asa só". Eu disse a ele que naquele dia ele foi a asa que nos salvou. Para nós, somente professores, seria muito difícil controlar a situação. Temos muita gratidão por ele – afirma a diretora.


Assim, a situação teve um final feliz. Sem feridos nem demais danos materiais na escola. 


Homenagem pela atitude

Na última segunda-feira, Cezar Guterres foi homenageado pela Câmara dos Vereadores pelo ato de bravura realizado na escola. Além dos elogios pela sua atitude e pelo trabalho desempenhado com o Proerd, recebeu uma moção de aplausos e um certificado com uma mensagem de agradecimento pela sua atitude.

Foto: Arquivo Pessoal


–  Não imaginava que seria homenageado, fiquei bastante feliz. Também tive a oportunidade de falar, de contar que estava ali naquele momento, por conseguir resolver o problema e ser útil – diz o PM. 


Trabalho desempenhado no Proerd

Soldado Guterres ministrando uma de suas aulas do Proerd Foto: Arquivo Pessoal


O Proerd é um programa educativo que visa prevenir o uso de drogas e a violência, promovendo uma cultura de paz e cidadania nas escolas. O programa é desenvolvido em parceria entre a Brigada Militar, a escola e a família, oferecendo capacitação aos jovens sobre os riscos das drogas e a importância de lidar com conflitos de forma não violenta. 


Natural de São Martinho da Serra, Cezar Guterres da Rosa ingressou na Brigada Militar em 2012 e, em 2015, retornou ao município. Ele é o único instrutor do projeto na cidade: 

Formatura do Proerd realizada em 2024 no municípioFoto: Arquivo Pessoal


– Fiz o curso de formação de instrutor do Proerd em 2016 no município de Passo Fundo. A partir de então, consegui implementar o projeto nas escolas da cidade. Ano que vem, completará 10 anos de atuação aqui. 


As aulas são ministradas nas três escolas do município, sendo duas no interior e uma no centro de São Martinho da Serra. As turmas contempladas são do 1º e do 5º ano. 


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher é presa preventivamente por suspeita da morte do próprio filho de 11 meses em São Pedro do Sul Anterior

Mulher é presa preventivamente por suspeita da morte do próprio filho de 11 meses em São Pedro do Sul

Jovem de 23 anos é a quarta vítima fatal de acidente que matou enteados da filha de Mano Menezes Próximo

Jovem de 23 anos é a quarta vítima fatal de acidente que matou enteados da filha de Mano Menezes

Polícia/Segurança