Polícia Federal investiga farmácias por fornecimento de orçamentos falsos

A Polícia Federal apreendeu computadores, HD's, pen drives, carimbos e orçamentos de medicamentos, além de cadernos com anotações em farmácias de Santa Maria na manhã desta sexta-feira. A Operação Medicaro é resultado de uma investigação de um esquema de fornecimento de orçamentos falsos, destinados à instrução de processos judiciais movidos contra o Estado e a União.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em busca de materiais que comprovem a fraude. Os documentos apreendidos serão submetidos à análise e à perícia técnica. Se comprovada a fraude, os responsáveis pela emissão dos orçamentos falsos poderão ser indiciados pelos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa.

Como funcionava o esquema

Para solicitar os remédios, a Justiça exige que o requerente junte ao processo três orçamentos de farmácias diferentes. O juiz, então, determina que o Estado ou a União, conforme o caso, adquira o medicamento da farmácia que oferece o menor preço.

A Procuradoria-Geral do Estado percebeu que determinadas farmácias constituem grupos que apresentam diversos orçamentos, visando anular a concorrência, e encaminhou essas informações à Polícia Federal para investigação.

A Polícia Federal, com a colaboração da Brigada Militar, analisou cerca de 50 processos judiciais e identificou a existência de cinco grupos de farmácias. A investigação revelou que um único estabelecimento fornecia os três orçamentos, inviabilizando, assim, a aquisição dos produtos por preços menores.

Há também casos em que o valor do medicamento aumenta quando a farmácia é informada de que o produto será adquirido pelo Estado ou pela União.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulher teria lutado com quem a empurrou do Viaduto da Gare em Santa Maria

Próximo

Corpo de mulher é encontrado na Avenida Rio Branco em Santa Maria

Polícia/Segurança