A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Maria investiga o caso de uma bebê recém-nascida que foi abandonada na porta de uma casa no Bairro Itararé na noite da última segunda-feira.
De acordo a delegada Elizabeth Shimomura, a investigação já conversou, preliminarmente, com a mulher, de 45 anos, que reside na casa onde a criança foi encontrada. A mulher deve ser ouvida em depoimento, como testemunha, na quarta-feira.
Moradora de Santa Maria conta como encontrou recém-nascida abandonada na porta de sua casa
O lençol em que a criança estava enrolada quando foi encontrada foi apreendido pela Polícia Civil. Além disso, a investigação faz uma varredura em instituições de saúde da região na tentativa de localizar a mãe da bebê. A delegada explica que abandono de incapaz é crime e que a pena pode ser de 6 meses a 3 anos de prisão, podendo a pena aumentar em 1/3 quando o crime é cometido por um familiar.
BEBÊ SEGUE NO HUSM
Na tarde desta terça-feira a criança permanecia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) para onde foi levada após ser encontrada. O estado de saúde dela é estável e não corre risco de morte.
A criança foi encontrada por volta das 23h30min de ontem, na porta de uma casa que fica na Rua Barros Cassal, no Bairro Itararé. Bombeiros, Samu, Brigada Militar e Conselho Tutelar foram acionados. Ainda não foi informado quem ficará responsável pelos cuidados da bebê quando ela deixar o hospital.