Polícia Civil prende mais um homem em Santa Maria envolvido em crimes ocorridos em Bagé; inquérito está concluído

Polícia Civil prende mais um homem em Santa Maria envolvido em crimes ocorridos em Bagé; inquérito está concluído

Foto: Polícia Civil (divulgação)

Um jovem de 23 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (28) em Santa Maria em um desdobramento da investigação conduzida pela Polícia Civil de Bagé em parceria com a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria, que investiga crimes com motivação eleitoral ocorridos na cidade de Bagé, na região da Campanha gaúcha em setembro. 


Além disso, um mandado de busca e apreensão foi cumprido e apreendeu um veículo utilizado para a condução de criminosos de Santa Maria até Bagé.

No dia 26 de setembro, um outro jovem de 25 anos foi preso nas primeiras fases da operação na Rua Caldas Júnior, no Bairro Passo D'areia em Santa Maria


Com isso, o inquérito policial foi concluído com 11 pessoas indiciadas e autorias dos crimes apuradas e confirmadas. Seis pessoas são de Santa Maria.


Os crimes

O primeiro deles foi em 13 de setembro, quando um candidato a vereador de Bagé, relata ter tido a casa invadida e também sofrido ameaças com motivação eleitoral. Duas pessoas envolvidas nesse ataque foram identificadas por meio de câmeras de segurança.


Dois dias depois, teria acontecido novo ataque em um comício. A Polícia Federal afirma ter identificado que uma pessoa com o rosto coberto por um capuz deu de quatro a seis tiros durante o evento político e fugiu logo após. Ninguém ficou ferido. 


O suspeito de efetuar os disparos era Éric da Rosa, encontrado morto com ferimentos de tiros em Itaara, no dia 23 de setembro. Para a polícia, a morte teria supostamente ocorrido como "queima de arquivo".


Éric Luís Dantas da Rosa (no círculo vermelho), 24 anos, encontrado morto em Itaara, teria invadido comício eleitoral com uma arma em 15 de setembro e disparado em meio ao público Foto

A organização criminosa

Uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC) investigou a organização criminosa que ameaçou candidatos com o objetivo de interferir no processo eleitoral do município de Bagé.

 

17 mandados de busca e apreensãodois de prisão preventiva e um de prisão temporária foram cumpridos no dia 26 de setembro. Os suspeitos são de Bagé, Santa Maria e Charqueadas.


Conforme a PF, a organização criminosa teria envolvimento com o tráfico de drogas e estaria apoiando uma campanha política na cidade de Bagé. Segundo a investigação, o apoio viria por meio de votosdisponibilidade de imóveis para a campanha e serviços de segurança


Um dos mandados judiciais foi cumprido em cela da Penitenciária Estadual de Charqueadas


No dia 16 de outubro, numa outra fase da investigação, quatro homens foram presos em Santa Maria, três no Bairro Campestre e um na Vila Lídia no Bairro Noal. Com eles, os policiais apreenderam uma pistola, dois revólveres, uma espingarda e uma pistola de Air Soft, munições, uma balança de precisão e sete telefones. A Polícia Civil afirma que os indivíduos também tinham envolvimento com essa organização criminosa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trio é preso por tráfico de drogas em Santiago Anterior

Trio é preso por tráfico de drogas em Santiago

Motorista é sequestrado e tem caminhão roubado em cidade da região Próximo

Motorista é sequestrado e tem caminhão roubado em cidade da região

Polícia/Segurança