
Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Sepé, realizou na manhã desta quarta-feira (19) a "OPERAÇÃO SCAMMER" em conjunto com as Polícias Civis do Estado de São Paulo. A ação ocorreu nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Mongaguá e Poá, com o objetivo de combater crimes de estelionato na modalidade "Golpe da Falsa Central de Atendimento", além de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a investigação iniciada em agosto do ano passado, após uma vítima de 75 anos cair em um golpe e ser lesada em aproximadamente R$ 80 mil, os policiais começaram a monitorar os suspeitos que, por meio de ligações fraudulentas, se passam por representantes de bancos e informam sobre supostas transações nos cartões de crédito das vítimas. Em estado de estresse, as vítimas acabam fornecendo seus dados bancários e permitindo a instalação de aplicativos de acesso remoto, possibilitando aos golpistas a realização de transações financeiras fraudulentas.
Balanço da operação
Durante a operação, foram cumpridas 28 ordens judiciais, incluindo oito mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão. Até o momento, quatro pessoas foram presas, sendo três mulheres e um homem. As prisões ocorreram duas em São Paulo, uma em Mongaguá e outra em Mogi das Cruzes. Além das prisões, foram apreendidos telefones celulares, cartões bancários e máquinas de cartões.
A ação foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de São Sepé/RS, e contou com a participação de nove policiais civis do Rio Grande do Sul e 27 do Estado de São Paulo. O trabalho também recebeu apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto I.M.P.U.L.S.E.