Um novo golpe digital tenta extrair dinheiro e dados das vítimas por meio de uma falsa mensagem sobre a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os golpistas entram em contato via SMS, usam o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para falar de uma suposta “cassação” ou "cancelamento" do documento, e redirecionam as pessoas para um site fraudulento com a mesma identidade do portal do gov.br.
Além de pedir informações pessoais, o portal mostra as supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”, onde é gerado um QR Code para pagamento via Pix.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em nota, o Detran-RS reforçou que "não encaminha mensagens sobre abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos." O órgão ainda esclarece que todas as notificações sobre esses processos são feitas via postal, pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou em edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta chamando a atenção para o golpe da CNH em diversos lugares do país. Além do Rio Grande do Sul, foram registrados casos no Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima e Pernambuco.
Fique atento
Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do Estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
O app está disponível para download na App Store ou Google Play.
*com informações da Agência Brasil