
Foto: Marcelo Oliveira (Divulgação)
Guardas municipais adotaram o uso de pistola e espingarda em 2024
Para promover a qualificação e maior segurança para a atuação dos guardas municipais de Santa Maria, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou, nesta semana, um treinamento especial de tiro com arma de fogo para os agentes. O exercício técnico foi realizado em parceria com a Polícia Federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, destaca o avanço representado pela qualificação e pelo uso regulamentado de armas de fogo pelos guardas, que começou em 2024:
– O uso de arma de fogo por parte dos guardas foi uma conquista importante para a corporação, que hoje percebe maior segurança e poder de dissuasão em suas intervenções – afirmou o secretário.
Segundo o superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria (GMSM), Santo Cordeiro, atualmente a cidade conta com 33 guardas armados na ativa.
– O objetivo é estar preparado, mesmo que o uso seja evitado sempre que possível – ressalta.
Qualificação obrigatória
A capacitação para uso de arma de fogo pelas guardas municipais em todo o país exige exames a cada dois anos e, no mínimo, 80 horas anuais de qualificação, conforme a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Desde o decreto municipal expedido em abril de 2024, que regulamenta o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, a corporação mantém ao menos uma equipe armada por turno. São utilizadas pistolas calibre .40, doadas pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), além de espingardas calibre 12.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria