segurança

Efetivo da região é modificado por operações Golfinho e Verão

Camila Gonçalves

Foto: Éverton Ubal (Brigada Militar/Divulgação)

A Operação Golfinho, lançada no último sábado, em Capão da Canoa, pela Brigada Militar, já conta com 31 policiais militares da região trabalhando no policiamento do Litoral Norte e do Litoral Sul. Outros 62 PM's embarcam no dia 28 de dezembro. O efetivo pertence aos 29 municípios do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), 10 cidades ligadas ao 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon) de Santiago e 19 cidades do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) de Santa Maria.  

O tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, que está respondendo pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Central) de Santa Maria, explica que a Brigada Militar se prepara todos os anos para suprir o efetivo que parte para o litoral. Em Santa Maria, segundo ele, a diminuição do efetivo será compensada com horas extras dos policiais que ficam, com alunos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) que estão em treinamento na cidade e ainda com policiais do setor administrativo, que acabam ajudando na parte operacional, especialmente em eventos que envolvem maior policiamento.

Paraguaio é preso em flagrante com mais de 150 quilos de maconha na BR-158

REFORÇO DE GUARDA-VIDAS
Assim como a Operação Golfinho, também foi lançada a Operação Verão, do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de garantir a segurança dos veranistas nos postos de salvamento em todo o Litoral Norte e o Sul e nos balneários locais, as chamadas águas internas. A operação começou efetivamente na sexta-feira, sem nenhuma ocorrência registrada na região. No último verão, foram registradas mais de 100 mortes por afogamento no Estado.  

Para a missão de guarda-vidas, o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros destinou 24 bombeiros para atuar no litoral. Outros 20 ficarão nos postos de salvamento em 10 balneários da região. Santa Maria também recebeu o reforço de 11 guarda-vidas que vão colaborar em áreas locais de banho.

De acordo com o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, major Cláudio Ricardo Pereira, resgates em cachoeiras e açudes serão atendidos pelo efetivo normal de atendimento de ocorrências. A guarnição também está preparada para acionar uma equipe de mergulho em casos de afogamento e desaparecimento.

O major destaca a importância de tomar cuidados básicos nesses locais:

- É importante banhar-se em locais servidos por guarda-vidas, conhecer o local antes de entrar e, se necessário, buscar informação com os guarda-vidas, obedecer à área demarcada para banho, respeitar os horários das guaritas, entre outros.

As operações Golfinho e Verão vão até o dia 4 de março.

Dupla é detida após amarrar e assaltar seguranças em Rosário do Sul

NOS BALNEÁRIOS 
Na região, 10 balneários já estão contemplados pela Operação Verão, dos bombeiros. A operação vai até o dia 4 de março, das 9h às 12h e das 15h às 18h (sujeito a alterações nos finais de semana e dependendo da rotina dos banhistas).
Confira os balneários da região que já contam com guarda-vidas: 

  • Nova Palma (Nova Palma) _ 3 guarda-vidas 
  • Balneário das Tunas (Restinga Seca) _ 4 guarda-vidas 
  • Paredão (Lavras do Sul) _ 3 guarda-vidas
  • Fernando Schiling (Jaguari) _ 3 guarda-vidas
  • Jacaquá (São Francisco de Assis) _ 3 guarda-vidas
  • Passo do Julião (São Pedro do Sul) _ 3 guarda-vidas
  • Passo do Angico (São Pedro do Sul) _ 3 guarda-vidas
  • Valdir Bataglin (Mata) _ 3 guarda-vidas
  • Passo do Umbu (São Vicente do Sul) _ 3 guarda-vidas
  • Passo do Verde (Santa Maria) _ 3 guarda-vidas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Flanelinha é preso por suspeita de estupro em Santa Maria

Próximo

Quadrilha rouba carga de cigarros e deixa motorista preso em baú de furgão

Polícia/Segurança