
Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/Divulgação)
Mais uma ocorrência de agressão a uma pessoa em situação de rua foi registrada em Santa Maria durante a madrugada desta quinta-feira (12). A segunda vítima do dia, de 28 anos, foi atacada e teve pertences roubados. O fato também aconteceu nas proximidades da Biblioteca Pública Municipal, como o outro caso.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme relato à Brigada Militar, a vítima estava deitada em um banco da biblioteca quando foi surpreendido por um grupo de aproximadamente oito indivíduos. Os agressores desferiram chutes e socos, além de roubarem sua mochila preta com detalhes brancos. No interior da mochila estavam um celular, uma calça jeans azul, uma jaqueta verde e a carteira de trabalho da vítima.
Após a ação, os autores fugiram em direção à Rua Appel, enquanto a vítima correu em sentido oposto. Devido às agressões, o homem sofreu escoriações na mão esquerda, no olho direito e relatou dores nas costelas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Pronto Atendimento do Patronato.
A Polícia Civil investiga o caso e analisa se há ligação entre essa ocorrência e outra também registrada durante a madrugada, envolvendo um homem de 48 anos.
Agressões podem ter sido praticadas pelo mesmo grupo
A primeira agressão da madrugada contra uma pessoa em situação de rua, também ocorreu próximo à Biblioteca Pública. A vítima, de 48 anos, relatou ter sido atacada com socos, chutes e pedradas enquanto dormia no local. O homem informou à Brigada Militar que não conseguiu identificar características dos agressores, mas que também seria um grupo aproximado de oito pessoas. Após a ação, o grupo fugiu em direção a Avenida Presidente Vargas.
Ele sofreu escoriações no rosto e nas mãos, além de relatar dores nas pernas, costas e cabeça. O Samu prestou atendimento no local e encaminhou a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para cuidados médicos.
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, se manifestou por meio de nota sobre os dois casos.
"Sobre o caso de dois homens em situação de rua, de 28 e 48 anos, agredidos na madrugada desta quinta-feira (12) nas proximidades da Biblioteca Municipal Henrique Bastide, a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, colabora com as investigações a partir das imagens das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Com o objetivo de prover a assistência necessária, a Secretaria de Desenvolvimento Social acompanha o caso e incluirá os nomes das vítimas na lista para busca ativa, verificando a possibilidade de conduzi-las para um abrigo do Município e também realizando os demais encaminhamentos que a equipe identificar necessários. A vítima de 48 anos tinha cadastro junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e esteve acolhido nas casas de passagem do Município, sendo o último acesso no mês de maio. Já a vítima de 28 anos não possuía cadastro."