Camobi Segura

Camobi ganha nova central de monitoramento e já tem quase 50 câmeras

Marcelo Martins

Bairro Camobi concentra, sozinho, 50 mil habitantes
Foto: Renan Mattos (Diário)

A Associação Camobi Segura, criada em 2015, dará nesta segunda-feira mais um importante passo na segurança do bairro, que concentra cerca de 50 mil habitantes e é o maior de Santa Maria, com o lançamento de mais uma central do monitoramento. A primeira delas ocorreu no começo deste ano, quando a associação entregou uma central para dar suporte às investigações da Polícia Civil. Agora, às 17h desta segunda, na sede da Brigada Militar - próximo à rótula da UFSM - será entregue outra central, que será utilizada pela BM.  

Com isso, Camobi passa a ter quase 50 câmeras instaladas em todo o bairro. Elas ficarão, basicamente, nas entradas e saídas do bairro e ainda darão cobertura aos pontos onde estão estabelecimentos comerciais, escolas, bancos, mercados, lotéricas, padarias e postos de combustíveis. Além disso, também serão entregues computadores, aparelhos de televisão, mobiliário e vestiário.

O vice-presidente da associação, Osmar de Moraes, explica que as duas centrais possibilitam um acompanhamento de todo o bairro de forma integrada pelas forças de segurança. Ou seja, BM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros têm acesso 24h às imagens capturadas pelas câmeras. Outro ponto a favor da segurança dos moradores do Bairro Camobi é a adesão dos comerciantes e empresários. São, ao todo, cerca de 240 colaboradores da iniciativa.

Além do reforço na segurança, a associação se vale de um outro mecanismo para manter o acompanhamento de perto e permanente do bairro: dois grupos do WhatsApp, que contam com 500 integrantes. A ferramenta tem a participação de agentes da segurança (policiais) que auxiliam na divulgação de informações e, claro, para dar eventuais alertas. Há um terceiro grupo, chamado Escola Segura, que atende 24 escolas (das redes pública e privada) do Bairro Camobi. Neste, educadores e professores alertam à polícia sobre qualquer situação que fuja à normalidade no entorno dessas escolas.

LICITAÇÃO 
Ainda na última sexta-feira, a prefeitura realizou o edital para a contratação de uma empresa que preste os serviços de videomonitoramento em Santa Maria. Três empresas se apresentaram e a proposta mais em conta foi da Vigillare, que já prestou o mesmo serviço à prefeitura.  

As demais interessadas foram a Teltex Tecnologia (de Canoas) e a TeleAlarme Brasil (de Pelotas). Para essa semana, a prefeitura deve homologar a vencedora. Uma vez assinado o contrato, a vencedora terá até 60 dias para implementar na totalidade o videomonitoramento e o cercamento eletrônico. O serviço prevê, entre outros, 691 câmeras em 146 locais. O custo será de R$ 6 milhões ao ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CTG de São Sepé é alvo de comentários de cunho racista na internet Anterior

CTG de São Sepé é alvo de comentários de cunho racista na internet

Quatro são presos em operação contra tráfico em Agudo Próximo

Quatro são presos em operação contra tráfico em Agudo

Polícia/Segurança