Câmara de Formigueiro nega que discussões políticas estejam ligadas à morte da vereadora Elisane Rodrigues

Câmara de Formigueiro nega que discussões políticas estejam ligadas à morte da vereadora Elisane Rodrigues

Foto: Reprodução

Única mulher no Legislativo, Elisane dos Santos participou da sessão da última segunda-feira, que "transcorreu de forma serena e respeitosa, sem qualquer desentendimento"

A Câmara de Formigueiro manifestou, mais uma vez, profundo pesar diante da morte da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), assassinada na manhã de terça-feira (17). Em nota oficial, o Legislativo repudiou a circulação de informações falsas nas redes sociais e pediu que o "momento de luto coletivo seja tratado com responsabilidade, sensibilidade e respeito à verdade".


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


No comunicado, divulgado na quarta-feira (19), a Câmara critica as especulações e distorções envolvendo o caso. Entre os boatos que vêm sendo divulgados, está a alegação de que teria ocorrido uma discussão de cunho político ou ideológico durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (16), véspera do crime. A informação, segundo a nota, não condiz com a realidade.


"A sessão transcorreu de forma serena e respeitosa, sem qualquer desentendimento. A gravação na íntegra está disponível ao público e pode ser acessada por todos os cidadãos interessados", informou o Legislativo.


Ainda conforme a nota, a vereadora Elisane, em seu último discurso na tribuna, na noite de segunda, falou sobre manutenção de estradas, parabenizou colegas aniversariantes e destacou compromissos em busca de recursos para o município – temas que, segundo a Câmara, refletiam sua atuação dedicada às demandas da população.


O Legislativo também desmentiu a narrativa de que Elisane estaria envolvida em desentendimentos frequentes no ambiente político: A convivência da parlamentar com os colegas e servidores da Câmara era marcada pelo "respeito mútuo e pela busca de diálogo construtivo, independentemente de siglas partidárias". "Reafirmamos nosso compromisso com a memória da vereadora Elisane, rejeitando qualquer tentativa de deturpar sua trajetória. Nosso foco está em garantir que sua história de trabalho e dedicação seja preservada com a dignidade que merece", diz o texto, assinado pelas bancadas do PT, MDB e PP.


A Câmara informou, ainda, que confia plenamente no trabalho das autoridades policiais que investigam o crime e reforçou que está à disposição para colaborar com o que estiver ao alcance da instituição. Por fim, pediu à população que evite a propagação de boatos, busque informações em fontes confiáveis e preserve o respeito à memória da vereadora, aos seus familiares e à comunidade de Formigueiro.


"Elisane deixa um legado de integridade, trabalho e compromisso social. Que ele continue sendo honrado por todos que acreditam em uma política feita com responsabilidade e respeito às pessoas", conclui a nota.


Nota do PT de Formigueiro

Partido dos Trabalhadores de Formigueiro também divulgou nota em que pede à população que confie na investigação feita pela Polícia Civil. "Não é hora de criar fatos, não é hora de acreditar em informações sobre motivos para o crime", diz o partido. Ainda na nota, a sigla agradece o apoio e a solidariedade dos membros do PT local, do Estado e do país, em especial dos deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta. 

Relembre o caso

Elisane Rodrigues dos Santos foi encontrada morta na manhã de terça-feira (17), em uma estrada rural na localidade de Rincão dos Machados, no interior de Formigueiro. O corpo apresentava ao menos 10 perfurações de faca, a maioria na região do pescoço. A vítima estava caída ao lado de sua caminhonete, uma Fiat Strada branca, e foi localizada por agricultores que passavam pela região.


A Polícia Civil informou que nenhum objeto pessoal da vereadora foi levado. Além do carro, estavam no local sua bolsa, carteira, celular, dinheiro e cartões bancários. Elisane exercia o primeiro mandato como vereadora e era a única mulher entre os nove parlamentares da atual legislatura. O caso é investigado como homicídio qualificado. Até o momento, nenhuma linha de investigação foi descartada.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na BR-158 trabalhavam em posto de combustíveis de Cruz Alta Anterior

Três vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na BR-158 trabalhavam em posto de combustíveis de Cruz Alta

Égua furtada é localizada em área verde de Santa Maria Próximo

Égua furtada é localizada em área verde de Santa Maria

Polícia/Segurança