Um homem de 70 anos foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, na tarde desta quinta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, 28 cachorros estavam em uma propriedade rural no interior de Itaara, em um local fechado, em situação de desnutrição.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A ocorrência teve início após uma denúncia anônima. A Brigada Militar e um veterinário da prefeitura do município foram até a propriedade fazer a fiscalização. Ao analisar a situação do local, o profissional atestou, em laudo, que todos estavam em estado visível de desnutrição e estressados. Alguns deles estariam machucados.
Segundo a delegada Carla Dolores Castro de Almeida, responsável pela DP de Itaara, haviam outros animais na propriedade, mas a situação de maus- tratos foi identificada somente nos cães.
Com isso, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para o registro da ocorrência. Ele deverá ser encaminhado para o Presídio Estadual de Santa Maria (Pesm). Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.
Destino dos animais
Conforme a delegada, os animais, neste primeiro momento, devem ficar sob a tutela de uma familiar do homem, que deverá ficar no local, cuidando dos animais. Porém, ela não descarta outra destinação:
– Estamos em tratativas para ver onde esses animais ficarão a partir de agora. Inclusive estamos em contato com o secretário de Meio-Ambiente de Itaara para ver a possibilidade de darmos outra destinação a esses cães.
Leia mais:
- Fepam abre processo disciplinar para investigar servidor de Santa Maria suspeito de apologia ao nazismo
- Companhia responsável pela hidrelétrica do Salto do Jacuí se posiciona após morte de estudante da UFSM
- PRF encerra Operação Carnaval 2025 com sete mortes em rodovias do Estado