caçapava do sul

Após 10 meses de investigação, polícia conclui que empresário foi morto pela companheira

da redação*


Fotos: Arquivo Pessoal e Eduardo Dias (Farrapo)

A Polícia Civil de Caçapava do Sul prendeu preventivamente, na manhã desta segunda-feira, a suspeita de matar o empresário Dalvi Melo Dias, 66 anos, em setembro do ano passado. A acusada, Leanir Marques de Souza, de 51 anos, era companheira do empresário.

O corpo de Dias foi encontrado em um riacho na localidade de Rincão de Lourdes, próximo da propriedade onde morava. Na tarde desta segunda-feira o delegado Laurence Teixeira (foto ao lado), responsável pelas investigações, convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer os fatos. O caso, inicialmente, era tratado como um afogamento acidental. Porém, após resultados de laudos da perícia e mais de 10 meses de investigação, a polícia concluiu que o caso foi um homicídio. 

Homem fura barreira policial e é baleado em São Sepé

- Num primeiro momento, a companheira dele era considerada testemunha de um acidente. Mas, depois, evidências apontaram que foi assassinato. Alguns detalhes no depoimento dela, como contradições de horários, demora para chamar as autoridades após o acidente, chamaram nossa atenção. Encontramos sangue na casa onde eles moravam, o que mostrou que houve algum tipo de conflito antes da morte, e, como ela estava junto dele e foi a pessoa que chamou os bombeiros no dia da morte, passou a ser considerada suspeita. Testemunhas também nos ajudaram a chegar até a elucidação do crime - destaca o delegado. 

A Polícia Civil concluiu que Dias levou pancadas na cabeça antes de cair no rio. A causa da morte, conforme a perícia, foi traumatismo craniano. Segundo o delegado, ela teria agido sozinha no crime. A motivação ainda não foi esclarecida. 

Homem fura barreira policial e é baleado em São Sepé

Com o inquérito finalizado, a suspeita foi indiciada por homicídio qualificado (por motivo fútil e por recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. A polícia também apreendeu o celular e computador da suspeita. 

Em depoimento logo após sua prisão, hoje,  Leanir permaneceu em silêncio. Ela foi encaminhada ao Presídio Estadual de Caçapava do Sul. O Diário entrou em contato com a defesa dela e aguarda manifestação sobre o caso. 

Dias era um conhecido empresário na cidade. Ele era ex-diretor comercial e industrial da empresa de cal Dagoberto Barcellos há mais de 40 anos. 

*Colaborou Janaína Wille

Veja a entrevista coletiva do delegado Laurence Teixeira em imagens publicadas pelo site Farrapo:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adolescente confessa ter matado criança de 2 anos a facadas em São Gabriel Anterior

Adolescente confessa ter matado criança de 2 anos a facadas em São Gabriel

Homem fura barreira policial e é baleado em São Sepé Próximo

Homem fura barreira policial e é baleado em São Sepé

Polícia/Segurança