UFSM se pronuncia após a conclusão do inquérito que investigava o acidente com o ônibus em Imigrante

UFSM se pronuncia após a conclusão do inquérito que investigava o acidente com o ônibus em Imigrante

Foto: Rogério Schmidt Jr. (Rádio Independente)

O ônibus que transportava alunos e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico caiu de um barranco em Imigrante, no Vale do Taquari, no dia 4 de abril.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se pronunciou após a conclusão do inquérito sobre o acidente com o ônibus da instituição, divulgado na manhã desta sexta-feira (23) pela Polícia Civil de Teutônia. Em nota (leia na íntegra abaixo), a universidade reforçou o compromisso com a "transparência, a apuração dos fatos e o apoio às famílias e aos envolvidos". 

Disse, ainda, que solicitou a íntegra do inquérito para providências internas relacionadas aos indiciados documento que também subsidiará a sindicância conduzida pela própria UFSM para apuração de responsabilidade no caso.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O acidente aconteceu no dia 4 de abril, em viagem que levava os alunos do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico até a cidade de Imigrante, onde o veículo tombou e deixou sete mortos e 26 feridos. A investigação indiciou três pessoas: o motorista que conduzia o ônibus, o responsável pelo núcleo de transporte da UFSM e a representante pela empresa que contrata os motoristas. Agora, o inquérito foi entregue ao Ministério Público, que irá avaliar o caso e decidir se apresenta ou não a denúncia formal à Justiça.

Na nota, a UFSM não informou quem são as pessoas indiciadas. 


Leia a nota na íntegra


"Em relação à conclusão do inquérito policial sobre o acidente com ônibus da UFSM ocorrido em abril de 2025, a Universidade reafirma seu compromisso com a transparência, a apuração dos fatos e o apoio às famílias e aos envolvidos.

O indiciamento é o encerramento da etapa investigativa e caberá ao Ministério Público analisar os elementos e decidir sobre a eventual denúncia, em respeito aos preceitos constitucionais.

A UFSM já solicitou a íntegra do inquérito para providências internas relacionadas aos indiciados. Ainda, informamos que esse documento também subsidiará a sindicância conduzida pela própria Universidade para apuração de responsabilidade.

A Universidade seguirá colaborando com as autoridades competentes, para que o processo legal assegure uma apuração justa dos fatos."

Gabinete do Reitor


O acidente

No dia 4 de abril, um ônibus com estudantes da UFSM caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.

No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. 

As despedidas das vítimas fatais Dilvani HochFátima Eliane Riquel CopattiFlavia Marcuzzo DottoJanaina FinklerMarisete MaurerPaulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada em Passo Fundo.


Relembre


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelas redes sociais, Associação das Vítimas do Acidente em Imigrante publica nota após conclusão do inquérito policial Anterior

Pelas redes sociais, Associação das Vítimas do Acidente em Imigrante publica nota após conclusão do inquérito policial

Advogado diz que motorista indiciado por acidente com ônibus da UFSM também foi uma vítima Próximo

Advogado diz que motorista indiciado por acidente com ônibus da UFSM também foi uma vítima

Polícia/Segurança