A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), a segunda fase da Operação Doação de Constantino, que investiga a produção de fake news nas eleições de 2024, em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme apurado na investigação, durante a campanha eleitoral do ano passado, teria sido produzido e divulgado um vídeo contendo "informações inverídicas e caluniosas" em relação a um candidato.
A busca realizada nesta manhã teve como alvo um homem que teria solicitado e recebido as imagens utilizadas na produção do vídeo. A investigação apura, além da prática de fake news eleitoral, os crimes de calúnia eleitoral e usurpação de função pública.
A PF não divulgou quem são os envolvidos.
A primeira fase da Operação Doação de Constantino foi deflagrada em janeiro deste ano. Na ocasião, policiais federais também cumpriram um mandado de busca e apreensão contra o homem supostamente envolvido nos fatos.
Constantino
O nome da operação, Doação de Constantino, faz referência ao evento histórico ligado a um documento medieval falsificado, supostamente redigido pelo Imperador romano Constantino 1º, doando terras ao Papa Silvestre 1º no século 4.