
Foto: Polícia Federal (PF)
A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Loja de Viajantes, com o objetivo de combater o descaminho de eletrônicos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, onde as investigações tiveram início.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ação contou com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, além do sequestro de veículos de alto valor. Os mandados foram executados nas cidades de Porto Alegre (2), Cachoeirinha (2), Gravataí (1), Farroupilha (1) e Santa Maria (1). Como parte da operação, foram sequestrados dois automóveis de luxo — um Porsche Macan e uma Mercedes-Benz C250 — com o intuito de descapitalizar os investigados e garantir possível ressarcimento aos cofres públicos.
As investigações começaram no dia 25 de janeiro deste ano, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou, em Santa Maria, um casal transportando diversos aparelhos eletrônicos sem documentação fiscal. À época, os dois foram presos em flagrante pelo crime de descaminho, e todo o material foi apreendido.
Durante a investigação, a Polícia Federal identificou que o casal atuava como intermediário na compra ilegal de eletrônicos no Paraguai, abastecendo diferentes lojistas do estado. Há indícios ainda de que parte dos produtos era comercializado por meio de lojas virtuais e perfis em redes sociais.
O nome da operação Loja de Viajantes faz alusão a forma utilizada pelo casal, tendo em vista que os eletrônicos eram importados pelos suspeitos que viajavam para o Paraguai e depois entregavam para lojistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul.