
Foto: Vinicius Becker (Diário)
Pelo menos dois dos três disparos efetuados durante a abordagem atingiram o agricultor Valdemar Both, 54 anos. Um dos tiros, que teria cruzado a lateral esquerda do tórax, atingiu o coração e teria provocado a morte do agricultor. As informações são preliminares e foram repassadas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), conforme afirmou o delegado Adriano de Rossi, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e que apura o caso. Um segundo disparo acertou o cotovelo da vítima, também na lateral esquerda do corpo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade desta quinta-feira (3), Rossi adianta que ainda não se sabe se os disparos partiram da mesma arma. No momento da abordagem, no distrito de Palma, em Santa Maria, apenas o agricultor e dois policiais militares da Patrulha Ambiental (Patram) estavam no local. A investigação está em andamento, e o inquérito deve ser concluído em até 30 dias.
O caso foi registrado na tarde de terça-feira (1º), próximo à estrada do Radar. Segundo a Brigada Militar, a Patrulha Ambiental foi até o local para averiguar uma denúncia de crime ambiental. No entanto, a ocorrência, não seria relacionada a Valdemar, e sim, ao proprietário da área, que não estava presente no momento. O agricultor, segundo a família, alugava a propriedade e estaria no local cortando lenha quando foi abordado pelos agentes.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram parte da abordagem feita por uma guarnição. Os vídeos, segundo Rossi, serão anexados ao inquérito e devem contribuir para as investigações.
— A gente não conseguiu obter essas imagens. A informação que temos é que está com o advogado da família. Então, estamos aguardando a entrega dessas imagens para a gente poder analisar elas com calma. [...] Vamos ver se tem outros ângulos (da abordagem), então, vai depender do material que for fornecido para a gente. O que a gente teve acesso, pelo menos, é o que também está nas redes sociais, é um recorte da situação, mas a câmera deve ter outros trechos que podem também contribuir para isso — explica Rossi.
O Comando Ambiental da Brigada Militar informou que os policiais agiram em legítima defesa durante abordagem. O trabalhador rural era natural de Vista Gaúcha, na divisa com Santa Catarina, no noroeste do Estado.

Leia mais sobre o caso
- "Meu pai era um homem trabalhador", diz filho de agricultor morto durante abordagem policial
- "A decisão de reagir ou não precisa ser tomada em uma fração de segundos", analisa professor de Direito e ex-delegado sobre conduta de policiais durante ocorrência em Palma