
Foto Reprodução
Tiago Ricardo Felber, 40 anos, confessou na polícia que matou o filho Théo Ricardo Ferreira Felber, 5 anos.
Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, na Rádio CDN 93.5FM, o delegado Daniel Severo, responsável pela Delegacia de Polícia de São Gabriel, revelou detalhes sobre o caso do pai que matou o filho de 5 anos no município, na tarde desta terça-feira (25). Segundo ele, o autor do crime, Tiago Ricardo Felber, 40 anos, e a mãe da criança estavam separados desde novembro e, há algum tempo, o homem planejava vingança.
O crime chocou o Estado devido à crueza do próprio pai em assassinar o filho pequeno, Théo Ricardo Felber, para se vingar da mãe da ex-mulher. A família residiu em São Gabriel, mas ele é de Nova Prata, na Serra, e a mulher de Nova Hartz, no Vale do Sinos.
- Ele (Felder) usou diversas vezes a palavra vingança no seu depoimento - disse o delegado.
Conforme o delegado, o relacionamento do casal durou alguns anos e, após o término, a mulher teria ido embora de São Gabriel com o filho. A ex-esposa, inclusive, chegou a registrar um boletim de ocorrência contra Felber no final do ano passado por violência doméstica.
No último sábado (22), o vendedor buscou o filho no Vale dos Sinos, onde a criança morava com a mãe, para estarem juntos no seu aniversário de 40 anos, nesta terça-feira. Durante a ida na casa da ex-mulher, o casal teria discutido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Felber já teria premeditado um crime. Ele revelara à irmã e ao cunhado, que residem em São Gabriel, o desejo de matar a ex-companheira e seu atual namorado. Conforme o delegado, Felber, que trabalha com vendedor ambulante de alimentos, decidiu dirigir sua ira contra o filho na noite de segunda-feira (24), quando esganou a criança.
– Ele pensou melhor e viu que o dano seria melhor para a ex-mulher se ele matasse o filho – conta o delegado.
Théo não morreu, e foi reanimado pelo próprio agressor.

Após as agressões cometidas contra a criança na segunda, o vendedor decidiu matar o filho na manhã desta terça. Ele passeou de bicicleta com o menino pelas ruas de São Gabriel. Théo foi carregado no cesto da bicicleta onde o pai colocava os produtos para vender nas ruas. Imagens de segurança, segundo o delegado, mostram que a criança estava sentada na bicicleta, o que indica que estava consciente.
No fina da manhã, ao passar pela Ponte Engenheiro Alfredo Bento Pereira, na Avenida Getúlio Vargas, sobre o Rio Vacacaí, Felber resolveu pôr seu plano macabro em prática. Ele jogou o filho na água, de uma altura de cerca de 15 metros. A criança, no entanto, teria caído sobre pedras, e acabou morrendo.
Após o crime, o pai pegou a bicicleta e foi almoçar um restaurante próximo ao local. Após telefonar para a irmã e contar o que havia feito, ele se entregou para uma guarnição da Brigada Militar que passava pela rua.
Os telefones celulares do vendedor e da irmã foram apreendidos para investigação. O autor do crime foi encaminhado para o Presídio Estadual de São Gabriel.
A mãe de Théo, que não teve o nome revelado, prestou depoimento em uma delegacia de Novo Hamburgo e pediu para que o corpo do filho seja levado para ser sepultado no Vale do Sinos.
Confira, abaixo, a entrevista completa do delegado Daniel Severo sobre o caso:
Leia mais
- Coren RS realizará audiência pública sobre violência na enfermagem em Santa Maria
- Racismo é fator de risco para suicídio entre a população negra, alerta Secretaria Estadual da Saúde
- Lei Kiss: estabelecimentos tem até 2030 para implementação de PPCI; lei foi aprovada nesta terça pela Assembleia Legislativa