Crimes diminuem em outubro no Estado, mas Santa Maria tem cenário contrário com aumento dos homicídios

Crimes diminuem em outubro no Estado, mas Santa Maria tem cenário contrário com aumento dos homicídios

Foto: Gilberto Ferreira

Entre os seis assassinatos de outubro em Santa Maria, um foi um feminicídio. Vítima foi morta por ex-namorado dentro de restaurante no Centro

O Rio Grande do Sul segue com indicadores da segurança em queda. A maior parte dos crimes, incluindo os assassinatos, teve reduções significativas em outubro em relação ao mesmo mês de 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pela Secretaria da Segurança Pública. Já em Santa Maria, os homicídios tiveram aumento no período.

 
Nos crimes contra o patrimônio, a maior redução no Estado foi o de roubos a pedestre, com 1.105 ocorrências em outubro de 2024, contra 1.858 no mesmo mês de 2023, uma diminuição de 41%. Os roubos de veículos diminuíram 19%, passando de 262 casos em 2023 para 211 em outubro de deste. Foi o outubro mais seguro da história em crimes contra o patrimônio.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O abigeato (roubo de gado) segue com o menor número desde que começaram as medições, em 2010. No mês passado, houve 195 ocorrências, contra 339 do mesmo período de 2023, uma diminuição de 42%.


Dois crimes contra a vida também registraram reduções. Nos homicídios, a queda foi de 15%, passando de 142 vítimas em 2023 para 120. Nos feminicídios, a diminuição foi de 22%, com sete casos em 2024, ante nove no ano passado.


Alta nos crimes  

Nos homicídios, contudo, Santa Maria registra cenário inverso. Os assassinatos saltaram de um, em outubro de 2023, para seis no mês passado. Entre os crimes, está um feminicídio.


Atualmente, o município registra 62 assassinatos. São sete mortes a mais do que em todo o ano passado, quando 55 pessoas foram mortas na cidade - alta de 12%.


Até esta quinta-feira, novembro registra um homicídio. Em resposta à onda de crimes contra vida em Santa Maria, o governo do Estado anunciou, em outubro, operações policiais no município. Reforço de agentes de outras cidades, drones e até um helicóptero da Brigada Militar foram mobilizados no cerco aos criminosos. Grande parte dos assassinatos em 2024 tem relação com a disputa entre traficantes de drogas. 


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar prende jovem por porte ilegal de arma e posse de drogas em Santa Maria Anterior

Brigada Militar prende jovem por porte ilegal de arma e posse de drogas em Santa Maria

Suspeito de matar jovem em festa de Halloween é preso em cidade da região Próximo

Suspeito de matar jovem em festa de Halloween é preso em cidade da região

Polícia/Segurança