
Foto: Vinicius Becker (Diário)
O novo espaço do 4º Comando Regional de Bombeiros Militares, está localizado na Rua Astrogildo de Azevedo, no Centro de Santa Maria.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul inaugurou, nesta sexta-feira (4), a sede do 4º Comando Regional de Bombeiros Militares (4º CRBM), localizada na Rua Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa Maria. A nova estrutura, de caráter administrativo, atenderá 219 municípios da Região Central e terá como missão facilitar a gestão entre os batalhões operacionais e o Comando Geral da instituição.
– A nossa missão aqui é fazer a gestão administrativa, cuidando de pessoal, operações, logística, patrimônio e treinamento, para que os batalhões possam focar exclusivamente na operacionalidade – afirmou o comandante regional dos Bombeiros, coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Julimar Fortes Pinheiro, também esteve presente na solenidade e ressaltou a importância do investimento estrutural na região:
– Essa sede já havia sido instituída há mais de um ano como estrutura, mas agora passa a contar com espaço físico próprio, o que certamente amplia nossa capacidade de gestão.
Questionado sobre o déficit de efetivo e equipamentos, Pinheiro disse que as demandas já estão sendo tratadas. Ele ressaltou que o governo do Estado anunciou a inclusão de 409 novos bombeiros militares. Desses, 200 começarão a formação neste ano e chegarão à tropa no segundo semestre de 2026. Além disso, está prevista a contratação de 544 soldados temporários no próximo ano.
Fortes enfatizou que o ano de 2025 será de manutenção da estrutura existente, mas reforçou o compromisso com o crescimento gradual da instituição.

Sem escada magirus
Ainda nesta sexta-feira, a nova sede regional foi palco de uma reunião entre o Corpo de Bombeiros, vereadores e o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), para tratar das deficiências da corporação no município. A Comissão Especial da Câmara de Vereadores, que acompanha a situação estrutural e funcional da corporação, cobrou soluções para o déficit de quase 60 profissionais e para a compra de uma viatura com escada mecânica (magirus), equipamento essencial para resgates em prédios de até 14 andares.
Sobre essa demanda, o coronel Sallet explicou que a escada mecânica que havia na cidade não está em condições de uso.
– A escada que havia em Santa Maria ficou defasada e obsoleta e está fora de atividade – pontuou o comandante.
Apenas duas magirus estão em operação no Estado, em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Os vereadores sugeriram a busca de recursos junto ao programa estadual Avançar na Segurança, com apoio da prefeitura. A comissão de vereadores também planeja uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSB) e o vice-governador Gabriel Souza (MDB) para tratar do tema.