
Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Lajeado, Bom Retiro do Sul e Santo Ângelo.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a segunda fase da Operação Hipnos, com o objetivo de aprofundar as investigações em torno de um grupo especializado no contrabando de cigarros estrangeiros e no uso de documentos falsificados para ocultar a real origem e destino das mercadorias. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades de Lajeado (1), Bom Retiro do Sul (1) e Santo Ângelo (2), expedidos pela Justiça Federal de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As investigações começaram após a apreensão, em dezembro de 2023, de um carregamento irregular na BR-158 contendo 15 mil maços de cigarros paraguaios. A carga, transportada por uma empresa de frete, estava registrada em nome de pessoas mortas.
A análise de documentos e comunicações entre os envolvidos revelou novos integrantes do esquema criminoso, além de indícios da participação de gestores de empresas de transporte no planejamento e execução do contrabando.
Na ação desta quinta, visando coletar mais provas sobre a estrutura da associação criminosa. Os alvos incluem residências e sedes de empresas possivelmente envolvidas na logística do transporte ilegal.
Os investigados poderão responder por crimes de contrabando, associação criminosa e falsidade ideológica, além de eventuais delitos tributários.