
Fotos: Brigada Militar (Divulgação)
Operação no sábado, em Nonoai, resultou na prisão de quatro suspeitos de envolvimento no tráfico internacional de drogas
A Brigada Militar realizou, no fim de semana, a maior apreensão de maconha da história da corporação. Na madrugada do sábado (7), policiais do 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq) apreenderam 7,06 toneladas da droga no interior de Nonoai, no norte do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ação integrada com o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO Planalto) foi o resultado de uma investigação iniciada em janeiro de 2025 pelas Agências de Inteligência das duas unidades da Brigada Militar. Os policiais identificaram a atuação de uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de entorpecentes vindos do Paraguai, com ramificações no Rio Grande do Sul.

Na noite de sexta-feira (6), após denúncia recebida, equipes policiais se deslocaram até uma propriedade rural em Nonoai. No local, flagraram o descarregamento de uma carga de maconha transportada em um caminhão, escondido entre sacos de sementes. Durante a operação, quatro homens foram presos. Três adolescentes que estavam na propriedade foram apreendidos.
Um dos suspeitos detidos possuía mandado de prisão em aberto. Veículos utilizados no transporte da droga também foram apreendidos.
Todo o material foi encaminhado à Polícia Federal.
Segundo a Brigada Militar, a operação em Nonoai representa um "marco no combate ao crime organizado e reforça o compromisso da BM com a segurança da comunidade gaúcha".